Skip to content Skip to footer

Do terceiro fruto da sexta palavra

Capítulo 27: Do terceiro fruto da sexta palavra
Além daqueles frutos, há um terceiro que podemos colher da sexta palavra; aprendermos a oferecer nós mesmos, como sacerdotes espirituais, espirituais sacrifícios, como diz São Pedro (1Pd 2); ou como o Apóstolo São Paulo nos ensina (Rm 12) a oferecermos os nossos corpos como uma hóstia viva, santa, agradável a Deus; que é o culto racional que Lhe devemos. Pois se aquelas expressões: Tudo está consumado, significa que se concluiu na cruz o sacrifício do Sumo Sacerdote; justo é que os discípulos do Crucificado, desejando imitar o seu Mestre, ofereçam também a Deus sacrifício do modo porque podem, isto é, segundo o seu pouco e a sua pobreza. Ensina-nos o Apóstolo São Pedro que todos os cristãos são sacerdotes, não propriamente ditos, como os que são ordenados pelos bispos na Igreja Católica, para oferecerem o sacrifício do Corpo de Cristo; mas sacerdotes espirituais, isto é, como ele mesmo declara, para oferecerem sacrifícios espirituais, não vítimas propriamente ditas, como eram no Antigo Testamento, ovelhas, bois, rolas e pombas, e no Novo o Corpo de Cristo na Eucaristia; porém vítimas místicas que todos podem oferecer, como orações, louvores e boas obras, jejuns e esmolas, das quais diz o Apóstolo São Paulo:

“Ofereçamos, pois por ele a Deus, sem cessar, sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13)

O mesmo Apóstolo na Epístola aos romanos (Rm 12) muito desveladamente nos ensina a oferecermos a Deus o sacrifício místico dos nossos corpos à semelhança dos antigos sacrifícios da antiga lei. Eram quatro os requisitos dos sacrifícios: o primeiro haver vítima, isto é, coisa consagrada a Deus, à qual era vedado converter em uso profano; segundo ser coisa viva como ovelha, cabra, novilho; terceiro ser santa, isto é, pura, porque entre os hebreus havia animais puros e impuros, eram puros ovelhas, bois, cabras, rolas, pardais e pombas; quarto ser a vítima queimada e exalar cheiro de suavidade. Todos estes requisitos enumera o Apóstolo, quando diz:

“Rogo-vos ofereçais os vossos corpos como hóstia viva, santa, agradável a Deus, e acrescenta: que é o culto racional que lhe deveis”

Para disto entendermos que ele  não nos exorta ao sacrifício propriamente dito, como querendo que os nossos corpos sejam como os das ovelhas sacrificados, mortos e queimados, mas sim ao sacrifício místico e racional, assemelhado e não tal, sacrifício do espírito e não do corpo. Exorta-nos, pois o Apóstolo a que, assim como Cristo na cruz ofereceu para nosso bem o sacrifício do Seu corpo por meio da morte, também nós ofereçamos em Sua honra os nossos corpos como vítima, e esta viva, santa e perfeita e por isto bem do agrado de Deus, a qual de certo modo seja espiritualmente sacrificada e queimada.

Expliquemos por sua ordem cada uma destas condições:

Em primeiro lugar devem os nossos corpos ser hóstias, isto é, coisas consagradas a Deus, das quais devemos servir-nos para honrar a Deus, não como de coisas que são nossas, mas que são dEle, pois Lhe fomos consagrados pelo batismo, e Ele nos comprou por grande preço, como diz o mesmo Apóstolo aos Coríntios (1Cor 6); e nem só devemos ser hóstia viva de Deus, mas sim hóstia, que viva a vida da graça e do Espírito Santo, pois os que estão mortos pelo pecado, não são hóstias de Deus, mas do Diabo, que mortifica as almas, e nisto se deleita admiravelmente. O nosso bom Deus, que sempre vive, e é a fonte da vida, não quer sacrifícios de cadáveres fétidos e que para mais nada prestam senão para ser lançado às feras. É por isso necessário haver o maior cuidado, em conservarmos a vida da alma, para assim oferecermos a Deus o culto racional que lhe devemos.

Não é também só bastante, que a hóstia seja viva é preciso que, além disto, seja santa: Hóstia viva e santa diz o Apóstolo. Santa se diz ela, quando é de animais puros. Eram puros dentre os quadrúpedes, como dissemos acima, ovelhas, cabras e bois, das aves, rolas, pardais e pombas: os primeiros significam a vida ativa, os segundos a contemplativa; por isso os que entre os fiéis passam vida ativa, se querem oferecer-se a Deus em hóstia santa, devem imitar a inocência e mansidão da ovelha, que não sabe o que é prejudicar o próximo; devem imitar também o trabalho e a constância do boi, que não passa a vida ociosa, andando duma para outra parte, mas, trazendo o seu jugo, move o arado, servindo à agricultura; devem finalmente imitar a velocidade da cabra em subir aos montes, e a agudeza da sua vista em descobrir os objetos distantes, pois os que na Igreja de Deus passam vida ativa, não se devem contentar só com a mansidão e boas obras, mas deve também por freqüentes orações subir ao alto, e ver mentalmente o que está acima. Como os modelarão as suas obras pela glória de Deus, e farão subir ao alto o incenso do sacrifício, se nunca, ou raras vezes, pensarem em Deus; se se não abrasarem no Seu amor por meio da contemplação? Pois não deve a vida ativa dos cristãos ser absolutamente separada da contemplativa, nem esta daquela, como depois dirá. Assim os que não imitam as ovelhas, os bois e as cabras, que a seu dono servem contínua e utilmente, mas procuram o que é seu, isto é, andam procurando só as comodidades temporais, esses não oferecem a Deus uma hóstia santa, porém é semelhante às feras arrebatadoras e carnívoras, aos lobos, aos cães, aos ursos, aos milhafres, aos abutres, aos corvos, que só tratam de satisfazer à barriga, o seguem o leão, que rugindo, anda sempre procurando preza que possa devorar (1Pd 5).

Além disto os cristãos, que escolheram a vida contemplativa e desejam oferecer-se a Deus, como hóstia viva e santa, devem imitar a solidão da rola, a pureza da pomba, e a prudência do pardal. A solidão da rola pertence mais aos monges e eremitas, que se dedicam todos à contemplação e louvores de Deus, sem nada se importarem com as coisas do século. À pureza da pomba, unida com a sua fecundidade é necessária aos bispos e clérigos, que convivem com os homens e devem gerar e criar filhos espirituais segundo a sua própria obrigação, se, porém não voarem repetidas vezes, e contemplativamente à pátria celeste a não descerem pela caridade a valer às necessidades do próximo, mal poderá reunir a pureza com a fecundidade, porque, dados só à contemplação, hão de ser estéreis; só à citação de filhos hão de manchar-se com o pó da terra, e querendo ganhar os outros, talvez eles mesmos (o que Deus não permita) se perderão. A uns e outros, pois, assim aos que se dão à vida ativa, como aos que à contemplativa se dedicam, pode sem dúvida aproveitar muito a prudência do pardal. Há pardais do monte e pardais domésticos. Os do monte escapam-se com incrível sagacidade dos laços e redes dos caçadores; os domésticos habitam nas cidades, fazem os seus ninhos nos telhados das casas, porém convivem com o homem de maneira que não se familiarizam com ele, nem facilmente se deixam apanhar. Por isso aí todos os cristãos, mas especialmente aos clérigos e monges, é necessária a prudência dos pardais, para se acautelarem aos laços do demônio, para viverem com os homens em proveito destes, evitando, porém a sua convivência, especialmente a das mulheres, fugindo de conversações, não tomando parte em comezanas, e não aparecendo em divertimentos nem em espetáculos, senão quiserem ser apanhados nos laços com que os demônios caçam as almas.

Resta à última condição dos sacrifícios, que a vitima seja não só viva e santa, mas, além disto, bem agradável, isto é, que ao alto envie cheiro suavíssimo, o que a Escritura quer significar na passagem:

“Sentiu o Senhor o cheiro de suavidade” (Gn 8)

E quando a respeito mesmo do Senhor diz:

“Entregou-se a si mesmo como oferenda e hóstia a Deus em cheiro de suavidade” (Ef 5)

Para que, porém, a vítima exale cheiro agradabilíssimo a Deus, é necessário que seja sacrificada e queimada, Isto se faz no sacrifício místico e racional, do qual dizemos com o Apóstolo, quando a concupiscência carnal é verdadeiramente mortificada, e queimada no fogo da caridade, pois não há nada, que mais eficaz, breve e completamente, reprima a concupiscência da carne, do que o sincero amor de Deus, porque é ele o Rei e Senhor de todos os afetos do coração; todos por ele são regidos, dele depende todo o temor, a esperança, o desejo, o ódio, a ira, ou qualquer outra paixão violenta da alma. Ora o amor não cede senão a outro amor mais forte; e por isso, quando o amor divino se assenhoria com toda a sua força do coração humano, e o incendeia, a concupiscência da carne cede, e, reprimida, perde toda a sua ação; depois se erguem a Deus desejos ardentes, e preces puríssimas, como aromas, em perfume de suavidade. É este o sacrifício que Deus nos exige, e a cujo prontíssimo cumprimento o Apóstolo nos exorta, mas, porque esta oblação é árdua, pesada e dificultosíssima, como mais não pode ser por isso o Apóstolo São Paulo emprega, para vo-la persuadir, um eficacíssimo argumento daquelas palavras:

“Rogo-vos pela misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos, etc.” (Rm 12)

No Códice grego lê-se no plural: Rogo-vos pelas misericórdias de Deus; e quais e quantas são as misericórdias de Deus, pelas quais o Apóstolo nos pede?

A primeira é a criação, pela qual fez que nós fossemos alguma coisa, quando nada éramos.

A segunda é ter-nos feito Seus servos, não precisando de nós para coisa nenhuma, mas, para ter, a quem fizesse benefícios.

A terceira é ter-nos feito à Sua imagem, e por isso dotados da capacidade de o podermos conhecer e amar.

A quarta é ter-nos feito por Cristo seus filhos adotivos, e co-herdeiros do Unigênito.

A quinta é ter-nos feito membros da sua Esposa e do seu corpo, do qual Ele é cabeça.

A sexta, finalmente, é ter-Se oferecido na Cruz em oblação e hóstia a Deus em perfume de suavidade, para nos remir da escravidão e lavar das máculas, e tornar gloriosa a sua Igreja sem mancha nem ruga.

São estas as misericórdias do Senhor, pelas quais o Apóstolo nos pede e roga como se dissesse:

«Tantos benefícios vos fez o Senhor, sem vós os merecerdes, e sem lh’os pedirdes, porque vos deverá então parecer custoso oferecerdes-lhe uma hóstia viva, santa, e bem do seu agrado?»

Sem dúvida, se alguém sobre isto quiser meditar atentamente, não só lhe não parecerá pesado, mas até leve, fácil, agradável, e suave, servir a tão bom Senhor de todo o coração, e por toda a vida, e, imitando o Seu exemplo, ofereceres-Lhe todo em hóstia e oblação, e por isso holocausto em cheiro de suavidade.


Voltar para o Índice de As Sete Palavras de Cristo na Cruz, de São Roberto Belarmino

(BELARMINO, Cardeal São Roberto. As Sete Palavras de Cristo na Cruz. Antiga Livraria Chadron, Porto, 1886, p. 228-237)