Skip to content Skip to footer

Novena da Anunciação de Maria

A novena a Nossa Senhora da Anunciação inicia-se em 16 de março e deve ser rezada por nove dias consecutivos, encerrando-se em 24 de março, comemorando a festa no dia 25.

Como rezar esta Novena da Anunciação?

  1. Inicia-se com o Sinal da Cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
  2. Reza-se a oração inicial e a final durante 9 dias;
  3. Reza-se a oração do dia,
  4. Finaliza-se com o Sinal da Cruz.

Oração inicial da Novena

Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

℣. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.

Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto e gozar sempre a sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. ℟. Amém.

Orações finais da Novena

℣. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
℟. E ela concebeu do Espírito Santo.

Oremos. Deus, que quisestes que o vosso Verbo, ao anúncio do Anjo, assumisse a carne no útero da Virgem Maria: concedei-nos, nós vos suplicamos, que os que nela cremos como verdadeira Mãe de Deus sejamos assistidos junto de Vós pela sua intercessão.

Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo N. (cita-se o nome do Papa reinante), que constituístes pastor de vossa Igreja; dai-lhe, nós vos pedimos, servir por palavra e exemplo aqueles a quem governa, a fim de alcançar a vida eterna com o rebanho que lhe foi confiado.

Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, ouvi as piedosas súplicas de vossa Igreja, Vós que sois o autor da piedade, e concedei-nos alcançar eficazmente o que com confiança vos pedimos. Por Cristo, Senhor nosso. ℟. Amém.

Sumário da Novena

1º dia da Novena da Anunciação de Maria

Eu vos venero e admiro, Santíssima Virgem Maria, como à mais humilde de todas as criaturas diante de Deus, no exato momento em que, no dia da Anunciação, fostes por Ele exaltada à sublime dignidade de sua Mãe! Ó grande Virgem, fazei-me, miserável pecador, reconhecer o nada que sou e humilhar-me de coração perante todos.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

2º dia da Novena da Anunciação de Maria

Ó santíssima Virgem Maria, que, saudada e visitada pelo Arcanjo Gabriel, exaltada por Deus acima de todos os coros angélicos, vos confessastes serva do Senhor: Ecce ancilla Domini, “Eis a serva do Senhor”: alcançai-me uma verdadeira humildade e uma pureza verdadeiramente angélica, fazendo-me levar uma vida sempre digna das bênçãos de Deus.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

3º dia da Novena da Anunciação de Maria

Alegro-me convosco, ó Virgem beatíssima, que com um só fiat (“Faça-se [em mim segundo a vossa palavra]”), por vós proferido com tanta humildade, do seio do Pai Eterno trouxestes ao vosso seio o Verbo divino. Trazei-me sempre a Deus ao coração e, com Ele no coração, a graça, para que eu possa bendizer sempre o vosso fiat, exclamando com devoção: “Oh, fiat potente! oh, fiat eficaz! oh, fiat mais que todos venerável!” (Santo Tomás de Vilanova).

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

4º dia da Novena da Anunciação de Maria

Ó grande Virgem Maria, a quem, no dia da Anunciação, encontrou o Arcanjo Gabriel pronta e bem disposta à vontade de Deus e aos desejos de toda a augustíssima Trindade, que queria o vosso consentimento para redimir o mundo: fazei que, em todo encontro com Deus, favorável ou doloroso, eu diga sempre com resignação: Fiat, fiat mihi secundum verbum tuum, “Faça-se, faça-se em mim segundo a vossa palavra”

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

5º dia da Novena da Anunciação de Maria

Bem sei, ó Maria Santíssima, que a vossa obediência vos uniu tão estreitamente a Deus, que já não é possível união tão bela com outra criatura: “Estar mais unido a Deus, sem tornar-se Deus, não é possível” (Santo Alberto Magno); mas confundo-me ao ver-me separado de Deus pelos meus pecados. Ajudai-me, ó Mãe benigna, a arrepender-me sinceramente, a fim de unir-me outra vez ao vosso amado Jesus.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

6º dia da Novena da Anunciação de Maria

Se vós, ó Maria Santíssima, por vossa modéstia, vos perturbastes com a presença do Arcanjo São Gabriel em vossa casa, encho-me eu de pavor, por minha grande soberba, ao apresentar-me diante de vós; também por vossa incomparável humildade, “que trouxe Deus aos homens, abriu o paraíso e do inferno libertou as almas” (Santo Agostinho, Serm. de Sanct.), eu vos imploro me tireis das profundezas de minhas culpas, e que assim eu seja salvo.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

7º dia da Novena da Anunciação de Maria

Embora tenha a língua impura, ó Virgem puríssima, desejo-vos saudar a todo momento com as palavras: Ave, ave gratia plena, “Ave, ave, cheia de graça”, e de coração vos suplico que participeis à minha alma um pouco daquela abundância de graça de que, ao cobrir-vos com a sua sombra, vos encheu o Espírito Santo.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

8º dia da Novena da Anunciação de Maria

Creio, ó Maria Santíssima, que Deus, que esteve sempre convosco desde a vossa Conceição — Dominus tecum, “O Senhor é convosco” —, está agora ainda mais unido a vós pela Encarnação em vosso seio puríssimo; e vos suplico me façais estar sempre sinceramente unido ao meu amado Senhor Jesus por meio da graça santificante.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

9º dia da Novena da Anunciação de Maria

Abençoai-me o coração, abençoai-me a alma, ó Santíssima Virgem Maria, assim como fostes sempre abençoada por Deus com todos os dons — Benedicta tu in mulieribus, “Bendita sois vós entre as mulheres” —, enquanto espero confiante que, se vós me abençoardes, minha querida Mãe, já nesta vida, serei ainda mais bendito depois da morte por toda a eternidade na glória.

— Reza-se uma Ave Maria.

Ir para a oração final

Voltar para a página de Novenas Católicas