Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novena ao Sagrado Coração de Jesus

O Coração de Jesus é o foco do amor. A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.

Novena ao Sagrado Coração de Jesus

O Coração de Jesus é o foco do amor. A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio. Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.

Coração de Jesus desprezado

Coração de Jesus desprezado

9º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Filios enutrivi et exaltavi; ipsi autem spreverunt me - “Criei uns filhos e engrandeci-os; eles, porém, me desprezaram” (Is 1, 2)

Sumário. Para um coração amante não há pena mais pungente do que ver desprezado seu amor, mormente quando as provas de amor foram manifestas e a ingratidão é grande. Vejamos, pois, qual deva ter sido a pena do Coração sensibilíssimo de Jesus que em retorno dos muitos benefícios feitos aos homens, só recebe ofensas, injúrias e desprezos, como nem se praticariam para com o mais vil dos homens. Poderemos pensar nesses tratos indignos para com Deus sem sentirmos compaixão e sem nos esforçarmos para o desagravar com o nosso amor?

Coração agradecido de Jesus

Coração de Jesus apresentado à Santa Margarida Maria

8º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Omnis qui reliquerit domum, vel fratres... propter nomen meum, centuplum accipiet, et vitam aerternam possidebit - “Todo aquele que deixar por amor de meu nome a casa ou os irmãos, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19, 29)

Sumário. É tão agradecido o Coração de Jesus, que não pode ver qualquer obra, por pequena que seja, mas feita por seu amor, sem a recompensar nesta vida ou na outra. Apesar disso, os homens, que se mostram gratos até aos animais, são tão ingratos para com Deus, depois de receberem dele tão grandes benefícios. Parece de certo modo que os benefícios de Deus mudam de natureza e se tornam vexames, porque em vez de gratidão e amor, lhe retribuem ofensas e injúrias. Como é que nós até ao presente havemos correspondido à divina beneficência?... Como lhe corresponderemos para o futuro?

Liberalidade do Coração de Jesus

Liberalidade do Coração de Jesus

7º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Mecum sunt divitiae... ut ditem diligentes me, et thesauros eorum repleam - “Comigo estão as riquezas... para enriquecer os que me amam e encher os seus tesouros” (Pv 8, 18 e 21)

Sumário. É próprio das pessoas de coração bem formado o querer fazer todos contentes. Mas onde acharemos quem tenha o coração mais bondoso que Jesus Cristo? Para nos comunicar as suas riquezas chegou a fazer-se homem e pobre como nós. Mais: Ele quis ficar conosco no Santíssimo Sacramento, no qual está sempre com as mãos cheias de graças e convida-nos continuamente, a que nos aproximemos para as receber. Se, pois, ficamos sempre pobres, a culpa é só nossa.

Coração misericordioso de Jesus

Sagrado Coração de Nosso Senhor

6º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum - “A sua misericórdia se estende de geração a geração, sobre os que o temem” (Lc 1, 50)

Sumário. Onde poderemos encontrar um coração mais terno que o Coração de Jesus, um coração que se compadeça mais de nossas misérias? É movido por esta misericórdia que baixou do céu à terra para nos buscar, suas ovelhas desgarradas; agora ainda sempre nos convida a que voltemos a ele, e promete que se esquecerá de todas as injúrias recebidas. Não tardemos, pois, a nos lançar nos braços de tão amoroso Pai; peçamos-Lhe perdão das ingratidões passadas e façamos o protesto que nunca jamais d'Ele nos afastaremos.

Coração aflito de Jesus

Coração de Jesus

2º Domingo depois de Pentecostes

5º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Tristis est anima mea usque ad mortem - “Minha alma está triste até a morte” (Mc 14, 34)

Sumário. A dor mais cruciante que afligiu o Coração de Jesus no correr de toda a sua vida, não foi a previsão dos tormentos e ultrajes que o esperavam, mas sim a previsão da ingratidão dos homens e dos ultrajes que lhe haviam de fazer no Sacramento de seu amor, na Santíssima Eucaristia. Ó Deus! Se nós temos cometido pecados, temos igualmente cooperado para afligir o Coração amabilíssimo de Jesus. Peçamos-Lhe ao menos perdão e tomemos a resolução de O amarmos com tanto mais ardor para o futuro.

Coração amante de Jesus

Jesus na Eucaristia

3º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

In caritate perpetua dilexi te: ideo attraxi te miserans - “Com amor eterno te amei; por isso compadecido de ti, te atraí a mim” (Jr 31, 3)

Sumário. Oh, se compreendêssemos o amor de que o Coração de Jesus está abrasado para conosco! Não contente de nos ter criado, de preferência a tantos outros, o Verbo divino chegou a se fazer homem por nosso amor, a escolher uma vida penosíssima e a morrer sobre uma cruz. Este amor levou-O ainda a se deixar ficar conosco no Santíssimo Sacramento, onde parece que não tem outro ofício senão o de amar os homens. Mais: o amor levou-o a fazer-se nosso sustento, afim de se unir a nós e fazer dos nossos corações e o seu próprio uma só coisa. Porque então correspondemos tão mal ao amor de Jesus?

Solenidade do Corpo de Deus

Cristo Eucarístico (Raúl Berzosa)
Cristo Eucarístico (Raúl Berzosa)

2º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Exulta et lauda, habitatio Sion; quia magnus in medio tui Sanctus Israel - “Exulta e louva, morada de Sião, porque o Grande, o Santo de Israel, está no meio de ti” (Is 12, 6)

Sumário. Para celebrarmos com fruto a Solenidade do Corpo de Deus, conformemo-nos ao espírito da Igreja, que com a instituição da festa de hoje quis tributar a seu divino Esposo um tríplice preito: primeiro, um preito de veneração, em compensação das humilhações a que se sujeitou por nós; segundo, um preito de gratidão, pelo dom tão grande da Santíssima Eucaristia; terceiro, um tributo de reparação, para desagravá-Lo das injúrias que continuamente recebe neste divino Sacramento.

Coração amável de Jesus

Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!
Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

1º Dia da Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Totus desiderabilis: talis est dilectus meus - “Todo desejável, tal é o meu amado.” (Ct 5, 16)

Sumário. O fim principal que nos devemos propor nesta novena é o nosso progresso contínuo no amor de Jesus Cristo, para assim o desagravar dos ultrajes que recebe, especialmente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Consideremos, pois, a amabilidade desse Coração divino, todo puro, todo santo, todo amor para com Deus e para conosco. Basta dizer que Deus nele acha as suas delícias, toda a sua complacência. Será então possível não as acharmos também?... Ah, meu Jesus, eu Vos amo e quero amar-Vos sempre de todo o coração.