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Amar o Verbo Encarnado

Meditação para a Segunda-feira da 3ª Semana do Advento. Segunda-feira. Amar o Verbo Encarnado

Meditação para a Segunda-feira
da 3ª Semana do Advento

Sumário

Meditaremos o nosso segundo dever para com o Verbo Encarnado, que é amá-lO; e veremos:

1.º Qual é o amor do Verto Encarnado para conosco;
2.º Qual deve ser o nosso amor para com o Verbo Encarnado.

– Tomaremos depois a resolução:

1.° De repetir muitas vezes com admiração e amor a palavra do Evangelho: “O Verbo se fez carne” – Verbum caro factum est (Jo 1, 14). Ó mistério de inefável amor!

2.° De praticar todas as nossas obras por amor para com o Verbo Encarnado, tendo em vista conseguir amá-lO sempre mais.

O nosso ramalhete espiritual será a palavra de São João:

“Portanto, amemos a Deus, porque nos amou primeiro” – Nos ergo diligamus Deo, quoniam Deus prior dilexit nos (1Jo 4, 19)

Meditação para o Dia

Adoremos o Verbo divino residindo desde toda a eternidade nos esplendores dos santos; e do meio de tanta glória, aceitando com amor infinito a missão que lhe dá seu Pai de vir fazer-Se carne neste mundo para nos salvar. Quando São Francisco de Sales meditava este mistério, caia em profundo pasmo, e daí em êxtases de reconhecimento e de amor. Imitemos este grande santo, e digamos com todo o céu:

“Digno é o Cordeiro de receber a virtude, a divindade, a honra, a glória e a benção” – Dignus est Agnus… accipere virtutem, et divinitatem… et honorem, et gloriam, et benedictionem (Ap 5, 12)

PRIMEIRO PONTO

Qual é o amor do Verbo Encarnado para conosco

Quatro considerações fazem sobressair o amor de um benfeitor: a excelência do dom que concede, o modo como o concede, a indignidade da pessoa a quem o concede, e a razão por que o concede. Apliquemos aqui estas quatro considerações:

1.° Qual é a excelência do dom que nos é concedido pela Encarnação?

É infinitamente mais do que se Deus nos concedesse todas as riquezas do céu e da terra, do que se nos concedesse até mesmo os nove coros dos anjos para nos servir, pois que é o Seu próprio Filho, o Verbo, por quem tudo foi feito, e que é Deus como Ele, que Ele nos concede (1). Pesemos em silêncio a excelência deste dom: nenhuma palavra poderia dizê-la.

2.º Consideremos o modo como este dom nos foi concedido

O Verbo eterno entregou-Se a nós tornando tudo o que há de mais vil em nós (2). Para criar o mundo, bastou-Lhe uma palavra; para o salvar, desce em pessoa do Seu trono, e abaixa-Se até à mais ínfima condição. Ó amor, quão inefável Sois! E que é o homem, ó meu Deus, para que o ameis com tanto excesso ?

3.° O homem não é senão uma pequena e fraca criatura, por sua culpa decaída da dignidade primitiva; é um bicho da terra revoltado, um pecador a que não eram devidos senão castigos; e Vós, meu Deus, substituis-lo para sofrer a pena que lhe era devida! E Deus Pai aceita esta substituição, entrega-Vos à morte, a Vós, o Seu Filho inocente, para salvar o homem culpado! Ó amor, quão inefável sois! E porque, meu Deus, obrar assim?

4.° Em outro tempo os judeus perguntavam ao Salvador porque razão Ele, que era homem, se fazia Deus (3). Ah! Porque não lho perguntavam antes porque razão Ele, que era Deus, se tinha feito homem? Teria podido responder-lhes: É porque vos amei e quis obrigar-vos a amar-me. Amei-vos com um amor gratuito, sem que o tenhais merecido; com um amor superior a todas as ingratidões e ofensas. Eu bem previ que somente um pequeno número saberia apreciar o meu amor, e que a maior parte o desprezaria; todavia, amei-vos, e vim (4). Ó mistério de amor! Como agradecer-Vos bastantemente?

SEGUNDO PONTO

Qual deve ser o nossa amor para com o Verbo Encarnado

Ah! Talvez até agora o hábito de falar e de ouvir falar deste grande mistério sem nele refletir maduramente nos tenha tornado como que insensíveis a ele. Todos os dias dizemos estas palavras, que deveriam de cada vez fazer derreter-se em amor os nossos corações: “O Verbo se fez carne” – Verbum caro factum est (Jo 1, 14) e dizendo-as, o nosso coração tem a frieza do mármore, a dureza da pedra. É preciso que de futuro não seja assim; é preciso amar esse Deus tão bom, amá-lO com um amor decidido, que diga com São João: Portanto amemos a Deus, porque nos amou primeiro; amá-lO com um amor generoso, que diga com São Bernardo: “A medida do amor divino é amar sem medida” – Modus diligendi Deum est diligere sine modo; amá-lO com um amor forte, que abrace de boa vontade todos os sacrifícios, quer os que a Providência nos oferece, quer os que a malignidade dos homens nos impõe; amá-lO, finalmente, com um amor prático, que em todas as palavras, intenções e ações somente se propõe agradar-Lhe, e as observa com cuidado para evitar até as menores coisas que possam desagradar-Lhe. Oh! Quão longe estamos de ter assim amado! Humilhemo-nos, e emendemo-nos.

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Sic Deus dilexit mundum, ut Filium suum unigenitum daret (Jo 3, 16)

(2) Verbum caro factum est (Jo 1, 15)

(3) Quia tu, homo cum sis, facis te ipsum Deum (Jo 10, 33)

(4) Deus, qui dives est in misericordia, propter nimiam caritatem suam quae dilexit nos, et cum essemus mortui peccatis, convivificavit nos in Christo (cujus gratia estis salvati) (Ef 2, 4).

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(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 77-80)

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