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Do segundo fruto da mesma palavra proferida por Cristo na Cruz

Capítulo III. Do segundo fruto da mesma palavra proferida por Cristo na Cruz
O segundo fruto, e na verdade muito salutífero para quantos dele provarem, será aprendermos a perdoar facilmente as injúrias, e a fazermos assim de inimigos amigos. Para disto nos convencermos, deveria ser razão bastante o exemplo de Cristo e de Deus: pois se Cristo perdoou aos que O crucificaram, e pediu por eles, por que não há de fazê-lo o cristão? Se Deus, Criador, que podia, como Senhor e Juiz, castigar imediatamente os pecadores, espera que eles se arrependam, e os convida para a reconciliação, pronto a perdoar a quem Lhe ofendeu Sua Majestade; porque não há de perdoar a criatura? A isto se há de acrescentar que o perdão de uma injúria nunca fica sem grande prêmio. Na história da vida e morte de Santo Engelberto, Arcebispo de Colônia, se lê, que, tendo-o os seus inimigos assassinado numa jornada, e ele em seu coração dissesse: Meu Pai, perdoa-lhes, dele se revelara, que só por aquela sua rogativa, de que Deus sumamente se agradou, não só a sua alma foi imediatamente levada ao Céu pelos Anjos, mas até colocada entre os coros dos Mártires, recebeu a palma e coroa do martírio, e foi assinalada por muitos milagres (1).

Oh! Se os cristãos soubessem, quão facilmente podiam, se quisessem conseguir a riqueza de tesouros incomparáveis; e quão ilustres títulos de honra e glória podiam alcançar, resolvendo-se a serem senhores das suas paixões, e a desprezarem generosamente pequenas ofensas; não seriam certamente tão desumanos e duros no perdão e sofrimento às injúrias. Mas, dir-se-á, parece diametralmente oposto ao Direito natural deixar-se alguém deprimir injustamente, e ofender por palavras ou por obras; pois vemos que os brutos, unicamente levados pelo instinto, acometem as feras, suas inimigas, logo que as vêem e a dente ou a coices as matam; e em nós mesmos nós experimentamos, quando casualmente nos encontramos com algum nosso inimigo, que o sangue começa logo a ferver-nos, desenvolvendo-se imediatamente o desejo da vingança. Engana-se completamente, quem assim raciocina, confundindo a justa defesa com a injusta vingança. A justa defesa não pode ser censurada; e é esta a que a mesma natureza ensina repelir a força com a força; mas já assim não é a vingança de uma injúria que se nos faz. Ninguém pode proibir-nos de não querermos ser injuriados; porém, que nos vinguemos das injúrias, proíbe-o a lei de Deus.

O castigo das injúrias não pertence a particulares, mas aos magistrados; e, porque Deus é o Rei dos Reis, é que Ele diz, clamando:

“A mim pertence à vingança: eu retribuirei” (Dt 32; Rm 12)

A causa porque as feras atacam naturalmente as suas inimigas provêm de que são feras, e não podem por isso mesmo discernir entre natureza e vício da natureza; porém os homens, dotados de razão, devem distinguir a natureza ou pessoa, que Deus criou boa, do vício ou pecado, que é mau, e não provém de Deus. Por isto, quem é injuriado, tem obrigação de amar a pessoa, e aborrecer a injúria; de se compadecer mais de quem o injuriou do que de lhe ficar com má vontade, imitando os médicos, que amam os seus doentes, e por isso com todo o desvelo os curam, aborrecendo só a moléstia, e empregando, para a debelarem, todos os recursos da sua arte. É por isto, que Cristo, o Mestre e Médico das almas, ensinou, dizendo:

“Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos tem ódio; e orai pelos que vos perseguem, e caluniam” (Mt 5, 44)

Cristo, nosso Mestre, não se pareceu com os Escribas e Fariseus, que, sentados na cadeira de Moisés, ensinavam o que não praticavam (Mt 23); mas, sentado na cadeira da Santa Cruz, praticou o que ensinava; pois amou os Seus inimigos e orou por eles, dizendo:

“Meu Pai, perdoa-lhes; pois não sabem o que fazem”

A causa, por que também aos homens começa a ferver o sangue, quando vêem as pessoas que alguma injúria lhes fizeram, é porque não aprendeu a sujeitar à razão o ímpeto da parte mais fraca, em que nós não diferimos dos brutos. Os que são espirituais e já sabem dominar a rebelião do corpo, não se mostram coléricos com os seus inimigos, mas compadecem-se deles e diligenciam por meio de obséquios atraí-los à paz e concórdia.

Mas isto se dirá, é demasiadamente difícil, principalmente para, quem teve nascimento nobre e quer conservar a nobreza do seu berço. É o contrário, é fácil, porque o jugo, de Cristo, que impôs este preceito aos seus sectários, é suave e leve, como testificam os Evangelhos (Mt 11), e os seus mandados não são custosos, como diz São João (1Jo 5). O parecerem-nos custosos e duros provêm de que a caridade de Deus em nós é pouca, ou nenhuma; pois para a caridade não há dificuldades, como diz o Apóstolo:

“A caridade é paciente; é benigna, tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo sofre” (1Cor 13)

Não foi só Cristo, quem amou os Seus inimigos; apesar de que neste particular é superior a todos, pois na lei da natureza o Santo Patriarca José mostrou extremoso amor aos que o tinham vendido (Gn 45), e na lei escrita Davi sofreu com a maior paciência Saul, seu inimigo, que muito tempo procurou mata-lo (1Rs 4), e podendo por muitas vezes tirar-lhes a vida, nunca o quis fazer. Na lei da graça segui o exemplo de Cristo o Protomártir Santo Estevão, que quando o estavam apedrejando, orava, dizia: Senhor, não lhes imputes este pecado (At 7); e São Tiago Apóstolo, Bispo de Jerusalém, tendo-o os judeus precipitado de uma altura, e quase a expirar, exclamava: Senhor, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem (2); e o Apóstolo São Paulo de si e dos seus coapóstolos, diz:

“Amaldiçoam-nos, e bendizemos; perseguem-nos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos” (1Cor 4, 12)

Além disto muitos mártires, e inumeráveis outros, seguindo o exemplo de Cristo, cumpriram facilmente este preceito; mas ainda hoje alguém diz — não nego, que se deve perdoar aos inimigos, mas há seu tempo, quando a impressão da injúria já tiver desaparecido, e a alma tiver voltado a si da agitação em que se achava. — Mas se, entretanto, que não perdoas for deste para o outro Mundo, e achando-te lá sem a veste da caridade, ouvires:

“Como entraste aqui, não tendo vestido nupcial?” (Mt 22, 12)

Não ficará então, sem poderes articular nem uma só palavra, e não ouvirás a sentença do Senhor:

“Atai-o de pés e mãos e lançai-o nas trevas exteriores: aí haverá choro e ranger de dentes?”

Porque te não resolves antes a imitar desveladamente o exemplo do teu Senhor, que no mesmo tempo em que estava sendo injuriado, e em que de Suas mãos e pés corria o sangue tépido, e todo o Seu corpo era atormentado com dores atrocíssimas, dizia a seu Pai:

“Meu Pai perdoe-lhes?”

É este o verdadeiro e único Mestre, de quem deve aprender quem não quiser errar. Dele, disse do Céu seu Pai:

“Ouvi-o” (Mt 17, 5)

Nele acham-se todos os tesouros da sapiência e sabedoria de Deus. Se tivesses consultado Salomão, sem dúvida teria seguido bem confiadamente o seu conselho: pois mais sábio, do que Salomão é Cristo (Mt 12, 42). Estou, porém ouvindo, não sei quem, replicando-me, a dizer: — Se pagamos o mal com o bem, a injúria com o benefício, o ultraje com a caridade, tornar-se-ão os maus mais insolentes, os facinorosos mais audazes; serão oprimidos os justos, e a verdade será espezinhada. Não, é assim; pois, como diz o Sábio, boas palavras desarmam a ira (Pr 15); e não poucas vezes a paciência do justo maravilhou o seu perseguidor, e de inimigo que até ali era, o tornou amicíssimo: nem faltam no mundo magistrados, nem reis, nem príncipes, a quem está incumbido o castigar os delinquentes pela forma que as leis prescrevem, e providenciar para que os bons não sejam inquietados no seu viver sossegado e pacífico e, quando alguma vez em alguma parte a justiça dos homens deixasse de cumprir o seu dever, está sempre vigilante a Providência de Deus, que não deixará nunca nem o mau sem castigo, nem o bom sem prêmio, e, que por um modo admirável faz com que os maus, quando julgam que deprimem os justos os exaltem e engrandeçam. Assim o diz São Leão no sermão de São Lourenço:

“Cevaste perseguidor, a tua crueldade, contra o Mártir, cevaste, engrandeceste o seu triunfo, agravando o seu tormento. Quanto não concorreu, pois para glória do vencedor o teu talento, transformando-se em aplauso seu triunfo os instrumentos do seu suplício?

Isto mesmo pode dizer de todos os mártires, e também dos antigos santos: nenhuma outra coisa, pois mais ilustrou e engrandeceu o Patriarca José, do que a perseguição de seus irmãos, que o vendendo aos Madianitas pela inveja que lhe tinham foram à causa dele vir a ser o principal de todo o Egito, e deles mesmos (Gn 37). Deixando porém isto, digamos em suma, a quão grandes danos se sujeitam os que, para fugirem a uma sombra de desonra entre os homens, pretendem obstinadamente vingar as injúrias, que seus inimigos lhes fizeram.

Primeiramente fazem o papel de néscios, querendo evitar um mal menor com um maior; pois é princípio sabido de todos, e declarado pelo Apóstolo, que diz: Não se deve praticar o mal, para dele vir o bem (Rm 8): e do mesmo modo também não se deve fazer um mal maior, para com ele evitar um menor. Quem recebe a injúria, sofre: quem se vinga, peca; e é, sem comparação, maior o mal da culpa, do que o do sofrimento; pois o sofrimento torna o homem digno de compaixão, mas não o torna mal; a culpa torna-o digno de compaixão e mau juntamente: o sofrimento priva-o de um bem temporal; a culpa priva-o de um bem temporal e do eterno. Assim, o que, querendo remediar o mal do sofrimento, cai no mal da culpa, assemelha-se àquele que, para calçar um sapato, demasiadamente apertado, cortasse parte do pé: o que seria manifesta loucura.

Não há, porém, quem nas coisas temporais leve a demência a tal ponto; mas encontra-se, quem, completamente obcecado, não receia ofender gravissimamente a Deus, para evitar, como já disse, uma sombra de desonra mundana, ou para conservar um fumo de honra entre os homens. Quem assim faz cai na ira e no ódio de Deus; e por isso, se não emendar sem perda de tempo, fazendo sincera penitência, será condenado a perpétua infâmia, e suplício, perdendo para sempre a glória e a honra.

Em segundo lugar faz, quem se vinga um dos maiores serviços ao diabo e aos seus anjos, que incitaram os inimigos dos vingativos, a fazerem-lhes injúrias com o fim de se originarem entre eles rixas e inimizades. Quão ignominioso, porém seja fazer antes a vontade, ao ferocíssimo inimigo do gênero humano, do que a Cristo, deixo-o ao juízo e consideração dos piedosos. Além dás razões que ficam expostas acontece não raras vezes, que, quem pretende vingar-se de uma injúria, ou fere gravemente ou mata o seu inimigo, e ou por sentença do imperante é justiçado, sendo-lhe confiscados os seus bens ou se vê obrigado a expatriar-se, ficando ele, seus filhos, e toda a sua família reduzidos a passarem uma vida amargurada. Assim o diabo folga e ilude os que preferem serem escravos da falsa honra a ser servos de Cristo, o melhor dos reis, e co-herdeiros do Seu ditosíssimo reino. Por isto, sendo tão grande e tão grave o dano, que espera os néscios, que contra o preceito do Senhor recusam reconciliar-se com os seus inimigos; todos os que não são néscios ouçam e sigam Cristo, Mestre de todos, que na Cruz praticou o que tinha ensinado no Evangelho (Mt 5; Lc 23).


Referências:

(1) Apud. Sur. die 7 Novembris.

(2) Euseb. Hist. lib. 2. Cap. 22

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(BELARMINO, Cardeal São Roberto. As Sete Palavras de Cristo na Cruz. Antiga Livraria Chadron, Porto, 1886, p. 45-56)

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