Meditação para o Dia 08 de Outubro

1. Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita do que a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no reino dos céus“. Jesus condena o proceder dos que aparentemente cumprem a lei, nutrindo, entretanto, no coração, aversões ilícitas, orgulho e outros vícios. Nada te valerá seres justo aos olhos dos homens, não o sendo também perante Deus. Não serve de desculpa o procedimento incorreto ou mau de outros, por mais numerosos que estes sejam. Jesus avisou a todos que é larga a estrada que leva ao inferno e estreita a que leva ao céu.

2. a) Eu vos digo mais que todo aquele que se irar contra seu irmão será réu em juízo“. A antiga lei já proibia faltas graves; a nova, porém, mais perfeita, não permite nada que ofenda a Deus e ao próximo, por mais insignificante que pareça. Deves recear ter por pequeno e leve o que aos olhos de Deus é muito mais.

b) Sede, pois, vós perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito“. Não é suficiente evitar o mal: deves adquirir virtudes e aperfeiçoá-las, para te assemelhares ao Pai celestial. És hoje mais perfeito do que há um, dois e mais meses ou anos passados?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 296)