Meditação para Dia 02 de Abril

1. Qual quereis vós que eu vos solte? Barrabás ou Jesus?“. Seria injúria confrontar Jesus com um anjo. Que foi, porém, confrontá-lo com um criminoso, um assassino?! Iníquo juiz o que assim procede! Quantas vezes fizeste, porém, o que Pilatos só uma vez fez! Quantas vezes confrontaste Jesus com o objeto de tuas inclinações e paixões! Não compreendeste nunca a baixeza e ingratidão de tal procedimento?

2. a)Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo que pedissem Barrabás, e que fizessem morrer Jesus“. O assassino tem seus advogados e protetores. Jesus não encontra nenhum que lhe tome a defesa! Oh! Que viva pelo menos em teu coração! Oh! Que nunca mais dEle te envergonhes!

b)Mas todo o povo exclamou a uma voz, dizendo: Faze morrer a este e solta-nos Barrabás“. Se foi injúria o confronto, que será esta resolução do povo todo?! E Jesus sempre manso, amoroso, humilde!… E tu quererás indignar-te quando menosprezado? Preferirás tua honra à honra de Deus? Tanta susceptibilidade em ti, tanta resignação humilde em Deus!

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 107)