Skip to content Skip to footer

Orações muito devotas de alguns Santos à Mãe de Deus

As presentes orações provam o grande conceito que faziam os Santos do poder e da misericórdia de Maria, e a grande confiança que depositavam em seu patrocínio. Elas despertam a confiança e servem para o uso dos fiéis.

Abaixo a lista de Orações Marianas:

Oração de Santo Efrém à Virgem Maria

Ó imaculada e toda pura Virgem Maria, Mãe de Deus, Rainha do universo, nossa clementíssima Soberana, sois superior a todos os santos, sois a única esperança dos eleitos e a alegria dos bem-aventurados. Por vós somos reconciliados com nosso Deus. Sois a única advogada dos pecadores, o porto de quem fez naufrágio. Sois a consolação do mundo, o resgate do cativo, a saúde do enfermo, a alegria do aflito, o refúgio e a salvação do gênero humano.

Ó grande Princesa, ó Mãe de Deus, cobri-nos com as asas de vossa misericórdia, tende piedade de nós. Não nos é dada outra esperança senão vós, ó Virgem puríssima. Estamos entregues a vós e nos consagramos ao vosso serviço, como vossos servos. Não permitais que Lúcifer nos arraste para o inferno. Ó Virgem imaculada, estamos sob vosso patrocínio, por isso a vós unicamente recorremos, suplicando-vos que não consintais que vosso Filho, irritado por nossos pecados, nos abandone ao poder do demônio.

Ó cheia de graça, iluminai minha inteligência, abri meus lábios para que eu cante vossos louvores, principalmente a saudação angélica tão digna de vós. Eu vos saúdo, ó paz, ó alegria, ó consolação de todo o mundo. Eu vos saúdo, ó maior milagre do universo, paraíso de delícias, porto seguro para os que estão em perigo, manancial de graças, medianeira entre Deus e os homens.


Oração de São Bernardo à Nossa Senhora

A vós, Rainha do mundo, erguemos os nossos olhos. Nós devemos comparecer perante o Juiz, depois de tantos pecados; quem o aplacará? Ninguém melhor que vós pode fazê-lo, ó Santa Senhora, que tanto o amastes, e fostes por ele tão ternamente amada. Abri, pois, ó Mãe de Misericórdia, vosso coração aos nossos suspiros e às nossas súplicas. Sob a vossa proteção nos refugiamos; aplacai a cólera de vosso Filho, e ponde-nos de novo na sua graça. Não odiais o pecador, por mais repelente que seja, não o desprezais desde que por vós suspira, e, arrependido, pede a vossa intercessão; vós mesma com vossas mãos piedosas o livrais do desespero; vós o animais a esperar, lhe dais conforto, e não o abandonais, até que o reconcilies com seu Juiz.

Sois aquela única mulher em quem o Salvador achou repouso, e depositou sem medida todos os seus tesouros. Por isso, ó minha Santíssima Senhora, o mundo inteiro honra vosso casto seio como o templo de Deus, onde teve princípio a salvação do mundo. Aí se operou a reconciliação entre Deus e o homem. Sois aquele horto fechado, ó grande Mãe de Deus, em que a mão do pecador jamais penetrou para colher flores. Sois aquele belo jardim, em que Deus pôs todas as flores que ornam a Igreja, e entre outras a violeta da vossa humildade, o lírio da vossa pureza e a rosa da vossa caridade. A quem vos compararemos nós, ó Mãe de Deus e da beleza? Vós sois o paraíso de Deus. De vós jorrou a fonte de água viva, que rega toda a terra. Oh! quantos benefícios fizestes ao mundo, merecendo ser um aqueduto tão salutar! De vós se fala quando se diz: Quem é aquela que surge como a aurora, formosa como a lua, escolhida como o sol? Viestes, pois, ao mundo, ó Maria, como resplandecente aurora, prevenindo com a luz da vossa santidade a vinda do sol de justiça. O dia em que nascestes no mundo bem pode chamar-se dia de salvação, dia de graça. Sois formosa como a lua, porque assim como não há planeta mais semelhante ao sol, assim não há criatura que mais do que vós se assemelhe a Deus. A lua ilumina a noite com a luz que recebe do sol; vós Üuminais nossas trevas com o esplendor de vossas virtudes. Sois, porém, mais bela do que a lua, porque em vós não há mancha nem sombra. Sois eleita, como o sol, isto é, como aquele Sol que criou o sol. Ele foi eleito entre todos os homens, e vós eleita entre todas as mulheres. Ó doce, ó grande, o amantíssima Maria! Nenhum coração pode pronunciar vosso nome, sem que vós o inflameis em vosso amor, aqueles que vos amam não podem pensar em vós, sem que mais confortados se vejam para crescer em vosso amor.

Ó Santíssima Senhora, ajudai nossa fraqueza! Quem melhor pode falar a Nosso Senhor Jesus Cristo do que vós, que gozais tão de perto da sua dulcíssima presença e conversação? Falai, falai, ó Senhora, porque vosso Filho vos escuta, e vos concede tudo o que lhe pedis.

Oração de São Germano à Maria

Ó minha Senhora, sois a única consolação que de Deus recebo, sois o celeste orvalho que refrigera minhas mágoas; sois a luz de minha alma, quando está imersa em trevas; meu guia em minha peregrinação; minha fortaleza em minhas fragilidades; meu tesouro em minha pobreza; meu remédio às minhas chagas; minha consolação em minhas lágrimas; vós que sois meu refúgio em minhas misérias, e a esperança de minha salvação. Ouvi minhas súplicas, e tende piedade de mim, como convém à Mãe de Deus que tem tanto amor aos homens. Concedei-me tudo o que vos peço, ó vós que sois nossa defesa e nossa alegria. Tornai-me digno de fruir convosco aquela grande felicidade que gozais no céu. Sim, minha Senhora, meu refúgio, minha vida, meu auxílio, minha defesa, minha fortaleza, minha alegria, minha esperança. Mãe de Deus, e que, portanto, bem me podeis obter essa graça, se quiserdes. Ó Maria, sois onipotente para salvar os pecadores: nenhuma recomendação vos é precisa, porque sois a Mãe da verdadeira vida.

Oração de Raimundo Jordão, Abade de Celes, à Virgem Maria

Atraí-me para vós, ó Virgem Maria, para que eu corra ao odor de vossos perfumes. Atraí-me, que estou retido pelo peso de meus pecados e pela malícia de meus inimigos. Como ninguém vai a vosso Fiho, se não o atrair o Eterno Pai, assim ouso dizer que, em certo modo também, ninguém chega a Ele se o não atraís com vossas santas orações. Sois vós que ensinais a verdadeira sabedoria; vós que impetrais a graça aos pecadores, porque lhes sois a advogada; vós que prometeis a glória a quem vos honra, porque sois a tesoureira das graças.

Achastes graça junto a Deus, ó dulcíssima Virgem; pois fostes preservada do pecado original, cheia do Espírito Santo, e concebestes o Filho de Deus. Recebestes todas essas graças, ó muito humüde Maria, não só para vós, mas também para nós, a fim de que nos assistísseis em todas as nossas necessidades. E assim o fazeis, socorrendo os bons, mantendo-os na graça e dispondo os maus para receber a divina misericórdia. Ajudais os moribundos, protegendo-os contra as ciladas do demônio; e ainda depois da morte os socorreis, vindo receber-lhes a alma, e levando-a para o reino da bem-aventurança.

Oração de São Metódio à Mãe de Deus

O vosso nome, ó Mãe de Deus, está cheio de todas as graças e bênçãos divinas. Compreendestes aquele que é incompreensível e sustentastes o que a todos sustenta. Aquele que enche o céu, a terra e é Senhor de tudo, quis precisar de vós, pois lhe destes essa veste de carne que a princípio não tinha. Exultai, ó Mãe e serva de Deus. Alegrai-vos, alegrai-vos; tendes por devedor aquele que dá o ser a toda criatura; todos nós somos devedores de Deus, mas Deus é vosso devedor. Por isso, ó Santíssima Mãe de Deus, vossa bondade e vossa caridade excedem às de todos os outros santos, e mais que todos eles tendes acesso junto de Deus, porque sois sua Mãe. Nós, que celebramos os vossos louvores, vos rogamos que nos façais saber quanto é grande a vossa bondade, lembrando-vos de nós e de nossas misérias.

Oração de São João Damasceno à Maria

Eu vos saúdo, ó Maria, vós sois a esperança dos cristãos. Recebei a súplica de um pecador que vos ama ternamente, vos honra de um modo particular, e em vós põe toda a esperança de sua salvação. De vós recebi a vida, pois que me restabeleceis na graça de vosso Filho. Sois o penhor certo de minha salvação. Rogo-vos, pois, que me liberteis do peso de meus pecados; que dissipeis as trevas de minha inteligência; desterreis os afetos terrenos do meu coração; reprimais as tentações dos meus inimigos; e governeis de tal sorte a minha vida que eu possa, por vosso intermédio e debaixo da vossa proteção, chegar à felicidade eterna do paraíso.

Oração de Santo André de Creta à Maria, Mãe de Misericórdia

Eu vos saúdo, ó cheia de graça, o Senhor é convosco. Eu vos saúdo, ó instrumento da nossa alegria, por quem a sentença da nossa condenação já foi revogada e trocada em um juízo de bênção. Eu vos saúdo, ó templo da glória de Deus, casa sagrada do Rei dos céus. Sois a reconciliação de Deus com os homens. Eu vos saúdo, ó Mãe de nossa alegria. Em verdade sois bendita, pois que só vós, entre todas as mulheres, fostes achada digna de ser Mãe do vosso Criador. Todas as nações vos chamam bem-aventurada.

Ponha eu em vós minha confiança e serei salvo; esteja eu debaixo da vossa proteção, não tenho de que temer, porque ser devoto vosso é ter certas as armas de salvação, as quais Deus só concede àqueles que quer salvar.

Ó Mãe de Misericórdia, aplacai o vosso Filho. Enquanto estáveis na terra, só ocupáveis uma pequena parte dela; mas agora que estais exaltada sobre o mais alto dos céus, todo o mundo vos considera como propiciatório comum de todas as nações. Nós vos suplicamos, pois, ó Virgem Santíssima, que nos concedais o socorro de vossas preces junto a Deus. Vossos rogos nos são mais caros e preciosos que todos os tesouros da terra. Eles fazem com que Deus seja propício para com os nossos pecados, e nos obtêm uma grande abundância de graças para recebermos o perdão e praticarmos a virtude. Vossos rogos guardam à distância nossos inimigos, confundem os seus planos e triunfam de seus esforços.

Oração de São Ildefonso à Maria suplicando a graça do perdão

Venho a vós, ó Mãe de Deus, e suplico-vos que me alcanceis o perdão de meus pecados, e ordeneis que eu seja purificado de todas as culpas de minha vida. Rogo-vos que me concedais a graça de me unir pelo amor a vosso Filho e a vós: a vosso Filho como a meu Deus, a vós como à Mãe de meu Deus.

Oração de Pseudo-Atanásio à Santa Virgem Maria

Atendei, ó Virgem Santíssima, às nossas preces, e lembrai-vos de nós. Dispensai-nos os dons de vossa opulência e da abundância de graças de que estais cheia. O arcanjo vos saúda e vos chama cheia de graça. Todas as gerações vos chamam bem-aventurada; todas as jerarquias do céu vos bendizem, e nós, que pertencemos à jerarquia terrestre, dizemos também: Deus vos salve, ó cheia de graça, o Senhor é convosco; rogai por nós, ó Mãe de Deus, nossa Senhora e nossa Rainha.

Oração de Eadmero à Maria

Ó Santíssima Senhora, Deus vos elevou extraordinariamente e tornou-vos todas as coisas possíveis. Por essa graça suplicamos que nos façais participar da vossa glória, ó vós que possuís a plenitude das graças. Empenhai-vos, misericordiosíssima Senhora, empenhai-vos pela nossa salvação, por cujo motivo Deus quis fazer-se homem em vossas castas entranhas. Dignai-vos prestar ouvido às nossas súplicas. Se consentirdes em pedir por nós a vosso FÜho, ele logo vos atenderá. Basta que nos queirais salvar, para que sejamos infalivelmente salvos. Ora, quem nos poderia fechar as entranhas de vossa piedade? Se não tiverdes compaixão de nós, vós, que sois a Mãe de Misericórdia, que será de nós quando vosso Filho nos vier julgar?

Socorrei-nos, pois, o piedosíssima Senhora, sem atender à multidão de nossos pecados. Pensai bem e meditai que nosso Criador tomou carne humana em vosso seio, não para condenar os pecadores, mas para salvá-los. Se não tivésseis sido feita Mãe de Deus senão para proveito vosso, poderíamos dizer que pouco vos importava que fôssemos condenados ou salvos; mas Deus revestiu-se de vossa carne pela nossa salvação e pela de todos os homens. De que nos serviria vosso poder e vossa glória, se não nos fizésseis participar de vossa felicidade? Ajudai- nos e protegei-nos, bem sabeis como precisamos de vossa assistência. Nós nos encomendamos a vós; fazei que não nos percamos, mas que sirvamos e amemos eternamente a vosso Filho Jesus Cristo.

Oração de Nicolau, Monge, à Virgem Mãe de Deus

Santíssima Virgem, Mãe de Deus, socorrei os que imploram vossa assistência; olhai para nós. Poderíeis esquecer os homens, agora que estais tão unida a Deus? Ah! certamente não. Bem sabeis em que perigos nos deixastes, e qual o estado miserável de vossos servos; não é bem que uma misericórdia tão grande como a vossa se esqueça de uma miséria tão grande como a nossa. Valei¬nos com vosso poder, já que Aquele que tudo pode vos deu a onipotência no céu e na terra. Nada vos é impossível, pois até conseguis despertar a esperança da salvação. Quanto mais poderosa sois, tanto mais misericordiosa deveis ser.

Valei-nos também por amor. Sei, Senhora minha, que sois muito benigna e nos amais com um amor que nenhum amor pode exceder. Quantas vezes aplacais a ira do nosso Juiz no momento em que ele nos vai castigar! Em vossas mãos estão todos os tesouros da misericórdia de Deus. Ah! não suceda jamais que nos deixeis de cumular de benefícios! Só buscais ocasião de salvar a todos os miseráveis e de derramar sobre eles vossa misericórdia, porque vossa glória aumenta quando por vossa intercessão os penitentes são perdoados, e desse modo alcançam o paraíso. Valei-nos, pois, para que consigamos gozar de vossa vista no céu. Pois a maior glória que possamos ter, depois de ver a Deus, é ver-vos, amar- vos e viver sob vosso patrocínio. Ah! ouvi nossas súplicas, já que vosso Filho quer honrar-vos, nada vos negando do que lhe pedis.

Oração de Guilherme, Bispo de Paris, à Mãe de Deus

Ó Mãe de Deus, a vós recorro, pedindo-vos que não me repilais, já que toda a Igreja dos fiéis vos chama e publica Mãe de misericórdia. Sois tão querida por Deus que ele nada vos nega e sempre vos atende. Vossa piedade nunca faltou a ninguém; vossa benigníssima afabilidade nunca desprezou pecador algum, por abjeto que fosse, que a vós se tenha recomendado. Falsamente ou em vão vos chamaria a Igreja sua advogada e refúgio dos miseráveis? Não suceda jamais que minhas culpas vos possam impedir de exercerdes o vosso grande ofício de piedade, que vos constitui advogada e medianeira de paz, única esperança e refúgio seguríssimo dos miseráveis! Não suceda jamais que a Mãe de Deus, que deu ao mundo para salvação do gênero humano a fonte da misericórdia, negue sua piedade a um infeliz que a invoca. Vosso ofício é ser medianeira de paz entre Deus e os homens: conceda-me, pois, o vosso auxílio, vossa imensa piedade, que é incomparavelmente maior que todos os meus pecados.

Voltar para o Índice de Glórias de Maria, por Santo Afonso

Leave a comment

0.0/5