Skip to content Skip to footer

Novena a Nossa Senhora das Candeias

A novena a Nossa Senhora das Candeias inicia-se em 24 de janeiro e deve ser rezada por nove dias consecutivos, encerrando-se em 01 de fevereiro, comemorando a festa no dia 02.

Nossa Senhora das Candeias, celebrada em 2 de fevereiro, é uma devoção que remonta à purificação de Maria e à apresentação do Menino Jesus no Templo, seguindo a tradição mosaica. Também conhecida como Nossa Senhora da Luz ou da Candelária, a devoção inclui relatos como a aparição nas Ilhas Canárias, onde pastores encontraram uma imagem iluminada por velas sustentadas por forças invisíveis. A procissão das velas, instituída pelo Papa Gelásio I no século V, tornou-se símbolo da luz de Cristo para o mundo. Leia mais sobre sua história.

Como rezar esta Novena a Nossa Senhora das Candeias?

  1. Inicia-se com o Sinal da Cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
  2. Reza-se todos os dias as 3 saudações e jaculatórias;
  3. Reza-se a Ladainha à Nossa Senhora das Candeias,
  4. Finaliza-se com o Sinal da Cruz.

Orações da Novena a Nossa Senhora das Candeias

I. Saudamos-vos Senhora das Candeias, doce Mãe de Deus, por aquela ardente caridade com que quiseste manifestar as misericórdias do vosso Filho, aparecendo em uma gruta deserta cuja as águas milagrosas servem de remédio para os enfermos. Nós vos pedimos a graça de fazerdes brilhar na obscuridade do nosso pobre coração a misericórdia de Jesus, concedendo-vos a graça que imploramos… (peça a graça especial que deseja alcançar) Para a honra do mesmo Senhor Nosso, Jesus Cristo. Amém.

Jaculatória: Ó Virgem Mãe das Candeias, estrela resplandecente, livrai-nos de todas as trevas que cercam a nossa mente. Ave Maria.

II. Saudamos-vos Senhora das Candeias, doce Mãe de Deus, por aquela profunda humildade com que quiseste estar, por espaço de trezentos anos em um lugar assim pobre, longe de todo o bulício e rodeadas de pobres choupanas, para nos mostrar ainda uma vez, vosso amor, a vossa simplicidade e vosso desapego do mundo. Por este belo exemplo que nos dais, pedimos que desapegueis o nosso coração de todas as vaidades da terra e o conformeis de tudo com a divina vontade, para mais facilmente alcançar a graça que imploramos… (peça a graça especial que deseja alcançar) Por amor do vosso bendito filho. Amém!

Jaculatória: Das vossas divinas graças, nossas almas estão cheias, por vossa misericórdia, ó Mãe de Deus das Candeias. Ave Maria.

III. Saudamos-vos, Senhora das Candeias, doce Mãe de Deus, por bondade satisfazeis aos romeiros que de todas as partes acorrem aos vossos pés, para pedir as graças desejadas, e a todos atendei com entranhas de Mãe extremosa. Por essa grande do vosso materno coração, fazei que entreguemos a Deus, sem reservas e obtenhamos a graça de que vos pedimos nesta Novena… (peça a graça especial que deseja alcançar) Para o bem da nossa alma e para a glória do vosso bendito Filho. Amém.

Jaculatória: Por vossos grandes milagres, rogamos Mãe de Jesus, que nos livreis do pecado e nos deis a vossa Luz. Ave Maria.

Ladainha a Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

℣. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nossa Senhora das Candeias: História, Significado e Devoção Popular

Nossa Senhora das Candeias, também conhecida como Nossa Senhora da Luz, da Purificação ou da Candelária, é celebrada no dia 2 de fevereiro, data em que a Igreja Católica comemora a Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor. Essa devoção remonta à purificação de Maria e à apresentação do Menino Jesus no Templo, seguindo a tradição mosaica. Contudo, a história de Nossa Senhora das Candeias vai além da liturgia, abarcando também relatos populares, como a aparição nas Ilhas Canárias.

Origem Bíblica: A Purificação de Maria e a Apresentação de Jesus

Segundo a tradição judaica, as mães que davam à luz eram consideradas impuras por um período de 40 dias após o parto. Após esse tempo, era necessário ir ao Templo para oferecer um sacrifício de purificação. Assim, Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo, cumprindo a lei mosaica. Nesse contexto, celebra-se a Festa da Purificação de Nossa Senhora e a Apresentação do Senhor, que deu origem à devoção a Nossa Senhora das Candeias.

Aparição nas Ilhas Canárias e o Título de Candelária

Relatos históricos mencionam a aparição de Nossa Senhora nas Ilhas Canárias, na Espanha. De acordo com o livro “Maria, uma Mãe, muitos títulos”, do Pe. José Battisti, dois pastores que cuidavam de seus animais em Tenerife notaram que os animais se recusavam a entrar em uma caverna. Ao investigarem, encontraram a imagem de uma Senhora com um menino nos braços. O evento chamou a atenção da população local, que testemunhou velas luminosas, sustentadas por forças invisíveis, iluminando a imagem. Esses fatos deram origem ao título de Nossa Senhora da Candelária, referindo-se às velas que simbolicamente iluminam e apresentam Jesus ao mundo. No Brasil, esse título foi adaptado para Nossa Senhora das Candeias, remetendo à chama das velas.

Devoção Popular e Procissão das Velas

Desde os primeiros séculos do cristianismo, a devoção a Nossa Senhora das Candeias é marcada por procissões de velas, que simbolizam a luz de Cristo. O Papa Gelásio I, no século V, oficializou a procissão com círios acesos, convidando os fiéis a louvar Nossa Senhora. Esse costume se espalhou pela Igreja Romana e, posteriormente, pelo Império do Oriente, especialmente após o fim de uma peste no reinado de Justiniano I. No século X, a procissão de velas se consolidou como parte essencial das celebrações em homenagem à Virgem Maria.

Nossa Senhora das Candeias: A Luz para Todos os Povos

A figura de Nossa Senhora das Candeias reflete a missão de Maria como portadora da luz que é Jesus Cristo. Assim como Maria apresentou Jesus como a “Luz das Nações”, os cristãos são chamados a viver essa luz no dia a dia, sendo instrumentos do amor e da fé.

Nossa Senhora das Candeias nos convida a acolher essa luz divina e propagá-la ao mundo, celebrando as maravilhas de Deus realizadas em sua vida. A devoção a ela é, portanto, um convite à renovação da fé, à esperança e ao compromisso de ser luz no cotidiano.

Que a luz de Nossa Senhora das Candeias inspire todos os corações a viverem na graça e na paz de Cristo!