Skip to content Skip to footer

11 Melhores Livros de Santo Afonso Maria de Ligório

Livros de Santo Afonso para Ler Online

1. A Oração: o grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos

Nesta sua obra, o santo doutor trata da oração enquanto pedido, prece, súplica e também agradecimento. Não trata dos outros aspectos da oração, como também não se prende apenas à oração vocal. Fala da absoluta necessidade que temos de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer.

2. A Paixão de Nosso Senhor: piedosas e edificantes meditações sobre os sofrimentos de Jesus

“Eis, portanto, o livro, Jesus Crucificado, que, se for constantemente lido por nós, também nós aprenderemos de um lado temer o pecado e doutro nos abrasaremos em amor por um Deus tão amante, lendo em suas chagas a malícia do pecado que reduziu um Deus a sofrer uma morte tão amarga para por nós satisfazer a justiça divina e o amor que nos manifestou o Salvador, querendo sofrer tanto para nos fazer compreender o quanto nos amava”.

3. As 12 virtudes para cada mês do ano

Santo Afonso, em seus escritos, designou para cada mês uma virtude a ser praticada e teceu inúmeras reflexões e explicações acerca das mesmas, a fim de nos auxiliar na vivência de uma boa vida cristã. Tomei, portanto, a liberdade de compilar tais ensinamentos do Santo Doutor e juntá-las às explicações complementares escritas pelo Pe. Oscar das Chagas, da Congregação do Santíssimo Redentor.

4. Cartas Circulares de nosso Pai Santo Afonso aos seus Congregados

Este pequeno livro, datado do ano de 1964, traz uma coletânea de 20 cartas escritas por Santo Afonso que foram direcionadas aos religiosos de sua Congregação, os Redentoristas. Além de beneficiar aos membros desta obra de Deus fundada pelo Santo Doutor, julgo oportuno trazê-la a nós fiéis para que também possamos apreciar o conteúdo destas cartas repletas de zelo e amor a Deus e as almas.

5. Como será o Inferno?

Publicado pela primeira vez em 1959 na língua inglesa, este pequeno opúsculo, provavelmente, fora um sermão ou catequese que o Santo Doutor dera ou mesmo vários trechos organizados pelos padres Redentoristas de Missouri. De qualquer modo, é um livreto extremamente útil e urgente para nossas reflexões pessoais diárias.

6. Meditações para todos os dias do ano

Acreditamos ser a obra mais difundida em nosso país do Santo Doutor. Não é por menos, estas meditações organizadas pelo Pe. Oscar Chagas CSSR, são uma riqueza incomensurável em termos de conselhos e ensinamentos piedosos para nossa vida ascética. Foi também a primeira obra que publicamos aqui no apostolado a fim de torná-las ainda mais conhecidas.

7. O Divino Amor

Neste opúsculo, pequenino em dimensões, mas rico em conteúdo, o grande e sábio Doutor da Igreja, da maneira compreensível e concisa que lhe é própria, proporciona as suas «lições salutares» sobre o Amor.

8. Preparação para Morte: considerações sobre as verdades eternas

Ouçamos o próprio Santo acerca desta obra: “pediram-me algumas pessoas que lhes proporcionasse um livro de considerações sobre as verdades eternas e que se destinasse às almas zelosas de sua perfeição e do progresso no caminho da vida espiritual. Outras reclamavam um compêndio de matérias próprias para as predicas em missões e exercícios espirituais. Para não multiplicar livros, trabalhos e despesas, entendi ser conveniente escrever a obra presente na forma que se vai ler, a fim de que possa servir para ambos os fins. Encontrarão nela os leigos assunto para meditar, por meio de três pontos em que é dividida cada consideração, e, como qualquer desses pontos pode servir para uma meditação completa, adicionei-lhes afetos e súplicas. Rogo ao leitor que se não enfade ao ver que nestas orações se pede continuamente a graça da perseverança e a do amor de Deus, porque estas são as duas graças mais necessárias para alcançar a salvação eterna”.

9. Tratado da Conformidade com a Vontade de Deus

Aprendamos com o Santo Doutor a unirmos as nossas pequenas cruzes no decorrer desta vida à de Cristo, fazendo em tudo para Sua maior honra e glória. Que este livreto seja para vós uma fonte rica em seu caminho rumo à santidade!

10. Visitas a Jesus no Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora e a São José

Todos os Santos tiveram especial devoção ao Santíssimo Sacramento. Santo Afonso Maria de Ligório, porém, de tal modo se distinguiu nesta devoção, que bem se poderia dar-lhe o título de exímio adorador de Jesus Sacramentado. Quem ler a vida do santo Autor das presentes Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Santíssima Virgem Maria, logo se convencerá do que diz sobre ele um conhecido escritor: «Nenhum Santo amou a Jesus no Santíssimo Sacramento com mais ternura, nenhum o adorou com mais ardor, nenhum O visitou com mais frequência, no santo tabernáculo».

11. Glórias de Maria Santíssima

“Eu mesmo tenho examinado muitos livros, grandes e pequenos, que tratam das glórias de Maria. Mas, por considerá-los, ou raros ou volumosos, ou menos correspondentes à minha intenção, apliquei-me em compor este trabalho. Em breve compilação tirei de todos os autores, ao meu alcance, as mais belas e edificantes sentenças dos Santos Padres e dos teólogos. Quero com isso facilitar aos fiéis, com pouca fadiga e despesa, a posse de um livro cuja leitura os abrase no amor de Maria. Especialmente há de oferecer aos sacerdotes material conveniente para suas pregações sobre a Mãe de Deus”.

11 Melhores Livros de Santo Afonso para Comprar

1. Coleção As 12 virtudes para cada mês do ano

Trata-se da trilogia compilada pelo apostolado e que ganhou uma edição impressa. Além da parte formativa com toda a profundidade e didática de Santo Afonso, foram acrescidas as instruções complementares e aplicações das virtudes do mês por Nosso Senhor, redigidas pelo Pe. Oscar Chagas, e as orações ao final de cada capítulo para suplicarmos a Deus a graça de praticar e crescer na santidade. Compre já!

2. A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo

Esta obra do santo napolitano é diferente de todas as outras que estamos acostumados a encontrar em livrarias católicas de sua lavra. Ele a publicou em 1760, aos 64 anos, em pleno desenvolvimento da experiência, da ciência e das virtudes, para tratar como verdadeiro mestre de matérias tão sublimes, cujo proveito pode ser extraído por todos: propriamente às monjas, religiosos, eclesiásticos, leigos etc.

Nessas páginas o Doutor Zelosíssimo se revela um autêntico mestre espiritual, pois o leitor encontrará motivos para reformar sua vida, tomar resoluções para melhor servir a Deus e santificar o resto de seus dias neste mundo. É uma obra cheia de doutrina reta, segura e venerada pelos especialistas em teologia ascética e mística, excedendo a quase todas as deste assunto por sua clareza e profundidade. Compre já!

3. Compêndio de Teologia Moral de Santo Afonso

As matérias do Compêndio de Teologia Moral são expostas, de maneira resumida, com método, clareza e assertividade, seguindo a estrita ordem da Teologia Moral. Sabemos que o caminho do céu é o caminho dos mandamentos, “caminho apertado”, disse Nosso Senhor, que deve ser trilhado por todos que se querem salvar. O diretor espiritual deve manter esse caminho tal qual Deus o fez, sem alargá-lo nem estreitá-lo. Alargando-o sem se importar com as leis, relaxa as rédeas para as paixões e leva à perdição; estreitando-o com leis que não existem, impõe aos fiéis um jugo intolerável e os afasta do serviço de Deus.

Pensando nisso, o autor do Compêndio, Venerável Giuseppe Frassinetti, escreveu seu magnífico trabalho a fim de que os iniciantes pudessem ter uma acessível introdução ao estudo da Teologia Moral, bem como os progredidos já instruídos na doutrina tivessem à mão um livro para consulta rápida, recordando as lições aprendidas e dirimindo as questões da consciência sem tantos pormenores, que poderiam ser aprofundadas em outro momento. Compre já!

4. Meditações Josefinas

As Meditações Josefinas se dedicam à reflexão da vida de São José à luz da Encarnação do Verbo. Ao testemunhar sobre esse mistério, São João Evangelista dá as seguintes provas: “o que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida” (1Jo 1,1). Se o discípulo amado podia escrever isso, quanto mais não poderia dizer São José? Deixemo-nos guiar, como o obediente Jesus (Lc 2,51), pelo santo patriarca! Compre já!

5. Meditações Eucarísticas

As Meditações Eucarísticas tratam do “Sacramento da Paixão”, como o designa Santo Tomás de Aquino. Nosso Senhor instituiu a Eucaristia movido por desejos ardentes (Lc 22,15), tal era a sua vontade de se unir a nós e incendiar nossos corações com o fogo divino (Lc 12,49). A promessa de dar sua Carne e seu Sangue (Jo 6,51-55) se realizou “na noite em que foi entregue”, conforme o testemunho de São Paulo (1Cor 11,23). Deixemo-nos abrasar de amor por Ele! Compre já!

6. Meditações Marianas

As Meditações Marianas abordam a vida da Virgem Maria, desde sua Imaculada Conceição até a Assunção ao Céu. Quando chegou a “plenitude dos tempos” (Gl 4,4), o arcanjo Gabriel foi enviado a Nazaré para anunciar o mistério da Encarnação. Maria recebe o elogio angélico que resume os dons conferidos para desempenhar sua missão: “cheia de graça” (Lc 1,28). Ela consente no plano divino com um ato de profunda humildade. Na casa de Santa Isabel, após ser louvada, canta as maravilhas que Deus operara n’Ela e profetiza que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada (Lc 1,48). Compre já!

7. Meditações Dolorosas

As Meditações Dolorosas versam sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como se vê no Evangelho, foi o próprio Salvador quem conduziu, em primeira mão, os discípulos de Emaús a refletirem acerca da obra da Redenção, desde Moisés passando por todos os profetas (cf. Lc 24, 13-32). Além disso, Ele mesmo mostrou a São Tomé que seu corpo glorioso traz as chagas igualmente gloriosas (cf. Jo 20,27). Portanto, cabe a nós considerar atentamente seus santíssimos sofrimentos (cf. Hb 12,3), afinal, como exorta São Paulo, não podemos julgar saber coisa alguma, “senão Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado” (1Cor 2,2). Compre já!

8.Meditações Derradeiras

As Meditações Derradeiras refletem sobre os Novíssimos: morte, juízo, inferno e paraíso, em 85 meditações. A degradação dos costumes, o esfacelamento das famílias e tantos males gravíssimos que assolam nossa sociedade já são o palpável esfriamento da caridade, um dos sinais que pressagiam a segunda volta de Cristo para julgar os vivos e os mortos (Mt 24,12). “O fim está próximo”, eis o apelo misericordioso do Justo Juiz que deseja a nossa conversão para não morrermos em nossos pecados. É a meditação sobre as últimas realidades que nos dará a força para cumprirmos no dia a dia a vontade de Deus sem resvalar nos pecados (cf. Eclo 7,40). Afinal, como nos exorta Nosso Senhor, “de que vale o homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?” (Mc 8,36). Compre já!

9.Meditações Ascéticas

As Meditações Ascéticas expõem minuciosamente os meios de santificação na vida espiritual. Nosso Senhor Jesus Cristo estabeleceu que para segui-Lo era necessário renunciarmos a nós mesmos e tomarmos a nossa cruz (Mc 8,34). Em dezenas de passagens da Escritura, o Espírito Santo nos convida a despojarmo-nos do homem velho, mortificando nossos sentidos, a fim de que sejamos preenchidos pela graça divina (cf. Ef 4,22). Se “larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram” (Mt 7,13), os que desejam passar pela porta estreita devem evitar o pecado e praticar a virtude. Deixemo-nos conduzir na via purgativa pela direção de Santo Afonso! Compre já!

10.Meditações Devocionais

As Meditações Devocionais abarcam as principais novenas da piedade cristã, em especial a de Pentecostes, que deu origem à prática de se passar nove dias em oração por um propósito específico, o que aconteceu com os apóstolos e a Virgem Maria por desígnio divino (At 1,4.14). É comum também acrescentar o jejum e a esmola à oração ou realizar ações simples com intenção espiritual, a exemplo de São Paulo que cortou o cabelo ao terminar um voto (At 18,18). Além das diversas festas de Nosso Senhor, de sua bendita Mãe e de outros santos, que seguiram a ordem da perfeição (Mt 5,48; 1Ts 4,3), e se tornaram modelos a serem imitados (1Cor 4,15-17; 11,1), pois o Cristo passou a viver completamente neles (Gl 2,20). Após a morte, intercedem por nós sem cessar (2Cor 5,1; Ap 7,15). Deixemo-nos iluminar por essas excelsas candeias! Compre já!

11. Visitas a Jesus, a Nossa Senhora e a São José

Trata-se de um clássico da espiritualidade católica produzido no ano de 1745 pelo Bispo e Doutor da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório. Desde então, esse livro de ouro foi reeditado inúmeras vezes e em diversas línguas. Esta edição das Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Nossa Senhora, que o leitor tem em mãos, é especial por contar com meditações e orações inéditas a São José, que foram acrescidos por um redentorista anônimo. Compre já!

Perguntas Frequentes

Quantas obras Santo Afonso escreveu?

Foram 123 obras que Santo Afonso Maria de Ligório escreveu, das quais já ultrapassam 21 mil edições e muitas delas traduzidas em mais de 70 idiomas. Aqui no apostolado temos 10 obras do Santo Doutor para ler online e 8 para compra.

Qual é o dia de Santo Afonso Maria de Ligório?

No calendário litúrgico atual, a festa de Santo Afonso é comemorada no dia 01 de Agosto. Já no calendário antigo, no dia 02 de Agosto.