Skip to content Skip to footer

Que é a Caridade?

Meditação para a Décima Oitava Terça-feira depois de Pentecostes. Que é a Caridade?

Meditação para a Décima Oitava Terça-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

As nossas meditações precedentes têm tido por objeto expurgar o nosso coração de todo o apego à criatura; é tempo agora de procurar enchê-lo do amor divino. E por esta razão que consideraremos o que é o amor divino; e veremos que consiste:

1.° Em amar a Deus, por ser quem é;

2.° Em amá-lO sobre todas as coisas;

3.° Em amá-lO com todas as nossas forças.

— Tomaremos depois a resolução:

1.° De multiplicarmos o mais possível as aspirações de amor para com Deus, a fim de Lhe pedirmos a graça de O amar cada vez mais;

2.° De praticarmos todas as nossas ações por amor.

O nosso ramalhete espiritual será a palavra de Santo Agostinho:

“Ó fogo, que sempre ardes, abrasa-me para que te ame de todo o meu coração” – O ignis qui semper ardes, accende me, ut totus diligate! (Santo Agostinho, Confissões livro 10, 9, et Solil, 29)

Meditação para o Dia

Adoremos a Deus dando-nos o suave preceito do amor:

“Amareis ao Senhor vosso Deus” – Diliges Dominum Deum tuum (Dt 6, 5; Mc 12, 30)

Posto que o amor com que Ele se ama baste à sua felicidade, quer ainda ser amado das suas criaturas. Posto que todos os anjos e santos se abrasem em amor para com Ele, isto não satisfaz o seu coração; quer, que a terra participe da felicidade do céu, e que O amemos também. Não só permite esta correspondência de amor entre Ele e nós, mas no-la impõe, nos ameaça com a sua ira se não O amamos. Admiremos, com Santo Agostinho, este excesso de amor!

“Porque, que sou eu para Vós, ó meu Deus, para que me obrigueis a amar-Vos, e Vos ireis contra mim, se o não fizer?” – Quid tibi sum ego, ut amari tu jebeas a me, et nisi faciam, irascaris mihi? (Confissões, livro 11)

PRIMEIRO PONTO

Devemos amar a Deus por ser quem é

Sem dúvida Deus merece que O amemos infinitamente por todos os bens que nos tem liberalizado desde que estamos na terra, assim como por todos aqueles que nos destina no céu. Mas amá-lO por esta razão, não é cumprir com o preceito do amor divino, é satisfazer apenas a lei da gratidão. O verdadeiro amor abstrai-se de todo o interesse próprio; e elevando-se até Deus considerado em si mesmo, ama a sua infinita perfeição, digna por si só de cativar todos os corações, a bondade suma, a beleza incomparável, que nunca pode ser suficientemente amada, ainda que nenhuma recompensa disso se tivesse a esperar. Vendo estas perfeições infinitas, a alma rompe em transportes, e exclama com os santos:

“Deus só! Deus só é tudo para mim” – Deus meus et omnia

E nada há no céu e na terra que eu deseje senão Vós, ó meu Deus! Vós, todo o bem (1), Vós, formosura sempre antiga e sempre nova, por quem eu suspiro (2), e cuja contemplação me conservará por toda a eternidade em um perpétuo êxtase de alegria, de felicidade e de amor (3). Neste ditoso estado, somente se tem no coração um desejo, o desejo de agradar a Deus. Amamo-lO não só porque o merece infinitamente, mas porque assim o quer, porque é essa a sua vontade, e a sua vontade é tudo para quem O ama do coração.

Examinemos se temos amado a Deus desta sorte. Não O temos nós amado somente em razão do bem, que nos fez, da glória, que nos promete, do céu que esperamos? Fazemos muitas vezes atos de amor de Deus, e temos profundamente arraigado no coração este sentimento de amor de Deus, unicamente por ser quem é?

“A razão de amar a Deus, diz São Bernardo, é Deus” – Ratio amandi Deum, Deus est

SEGUNDO PONTO

Devemos amar a Deus sobre todas as coisas

Amar a Deus sobre todas as coisas é estarmos dispostos a antes sacrificar tudo do que ofendê-lO e desagradar-Lhe; é conservarmos todo o nosso ser e toda a nossa existência sujeita à sua vontade; é preferirmos a glória de Lhe pertencer, de O servir, e de Lhe agradar a todas as riquezas, a todas as grandezas, a todas as delícias da terra; é estarmos dispostos a antes separar-nos dos nossos parentes ou amigos, a antes nos desavirmos com todos aqueles a quem temos mais afeição, a antes sacrificar a nossa própria satisfação, a nossa saúde, a nossa mesma vida, se fosse necessário, do que faltar ao que Deus exige de nós.

Que coisa mais justa, que esta disposição? Não deve Deus ser preferido a tudo?

“O que ama o pai ou a mãe mais do que a mim, diz Jesus Cristo, não é digno de mim” (Mt 10, 37)

Deus está primeiro que tudo, primeiro que a fortuna, primeiro que o prazer e a prosperidade, primeiro que todo o universo. Quão pouco compreendida é esta verdade! Quando esses homens, de que fala o Evangelho, foram convidados para as bodas do Cordeiro, um deles disse:

“Eu comprei uma quinta, e é necessário ir vê-la” – Villam emi (Lc 14, 18)

Que é isto comparado com a posse de Deus, que essas bodas simbolizam? Nada é, e esse nada custa mil cuidados e trabalhos. Não importa; por esse nada, perde-se a Deus.

“Comprei cinco juntas de bois, e vou fazer a prova deles” – Juga bovum emi quinque, et eo probare illa (Lc 14, 19)

Não os conhecem pois sequer, e, todavia, têm-lhes apego. Oh! Quanto se guardariam de se apegar ao mundo, se conhecessem as suas misérias, as suas infidelidades! Não posso ir ao banquete, dizem outros (4); e deste modo, ora por uma razão, ora por outra, perdem o céu, perdem a Deus, porque não O amam sobre todas as coisas.

Quanto a mim, Senhor, quero amar-Vos sobre todas as coisas. Tirai-me tudo, exceto o Vosso amor, ficarei contente, e perderei tudo de boa vontade por amor de Vós. Não me tirando o Vosso amor, deixar-me-eis tudo o que quero; o Vosso amor me basta, e tudo o mais nenhum valor tem para mim. A mesma imortalidade só me é preciosa porque por ela possuirei para sempre o Vosso puro amor; desejaria antes expirar neste momento do que estar um só instante sem o Vosso puro amor.

Sondemos o nosso coração: são estas as nossas disposições ?

TERCEIRO PONTO

Devemos amar a Deus com todas as nossas forças

Isto é:

1.° De todo o nosso coração, de sorte que não amemos senão a Deus, que O amemos sobre todas as coisas;

2.° De todo o nosso entendimento, comprazendo-nos em pensar nEle e nos meios de Lhe agradar;

3.° De toda a nossa alma, sujeitando-lhe todas as nossas paixões e usando unicamente dos nossos sentidos, quer interiores, quer exteriores, segundo a sua vontade;

4.° Com todas as nossas forças, não nos poupando, quando se trata de cumprir a sua vontade, e empregando todas as nossas forças em servi-lO.

É assim, que amamos a Deus?

No nosso coração, que apego às nossas comodidades, à sensualidade, ao amor-próprio! Que afeições, e intenções, que se não referem a Deus!

No nosso entendimento, que esquecimento de Deus, que habitual distração! As mais das vezes falamos e obramos como se Deus não existisse, unicamente ocupados em agradar à criatura, ou em comprazer-nos em nós mesmos.

Na nossa alma, damos largas à imaginação, à curiosidade, às nossas paixões, a respeito de tudo o que não apresenta os caracteres evidentes de pecado mortal.

No uso dos nossos sentidos e das nossas faculdades, queremos servir a Deus sem nos incomodarmos, nem nos constrangermos. Logo que sobrevêm a tribulação, recuamos. Enquanto o dever se concilia com o prazer, cumprimo-lo fielmente; apenas exige um sacrifício, um esforço da nossa parte, abandonamo-lo. Evidentemente isto não é amar a Deus com todas as nossas forças.

Examinemos, depois disto, se podemos lisonjear-nos de amar a Deus d’esta sorte.

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Omne bonum (Ex 33, 19)

(2) Quando veniam et apparebo? (Sl 41, 3)

(3) Satiabor cum apparuerit gloria tua (Sl 16, 15)

(4) Non possum venire (Sl 16, 20)

Voltar para o Índice das Meditações Diárias de Mons. Hamon

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo V, p. 46-50)