Skip to content Skip to footer

Fazer tudo na presença de Deus e por Jesus Cristo

Meditação para o Sexto Sábado depois de Pentecostes. Fazer tudo na presença de Deus e por Jesus Cristo

Meditação para o Sexto Sábado depois de Pentecostes

SUMARIO

Meditaremos dois meios de fazer todas as nossas ações perfeitíssimamente, é fazê-las:

1.° Na presença de Deus;

2.° Por Jesus Cristo.

— Tomaremos a resolução:

1.° De nos lembrarmos as mais vezes possível da presença de Deus, para nos animarmos a fazer todas as coisas perfeitíssimamente;

2.° De procurarmos fazer todas as nossas ações com Jesus Cristo, por Ele e nEle (1), rogando-Lhe que nos encha do Seu espírito e de Suas disposições.

Conservaremos como ramalhete espiritual as palavras de Deus a Abraão:

“Anda na minha presença, e serás perfeito” – Ambula cora me, et esto perfectus (Gn 17, 1)

Meditação para o Dia

Adoremos a Deus destinando todos os fiéis a ser conformes à imagem de Seu Filho (2), e neste intuito dando-no-lO para ser o modelo e a alma de todas as nossas ações. Bendigamo-lO por nos ter chamado a imitar a vida e as ações, de um Deus: não pode haver mais bela e excelente vocação.

PRIMEIRO PONTO

Fazer todas as nossas ações na presença de Deus, primeiro meio de as fazer bem

Dizia um filósofo pagão:

“Se quereis ser virtuoso, vivei como se estivésseis sempre diante de algum personagem de grande merecimento e virtude, e não façais nem digais coisa alguma senão como a faríeis e a diríeis na sua presença” – Sic vive tanquam sub alicujus boni viri ac semper praesentis oculis (Senec., ep. 23)

Quanto mais eficaz, para nos incitar a fazer bem todas as coisas, é a viva fé na presença de Deus, que vê não só os nossos atos, mas ainda os nossos mais secretos pensamentos e desígnios! Se tivéssemos esta fé, como tomaríamos sentido nas nossas ações, nos nossos passos, nas nossas vistas, nas nossas palavras, no que pensamos, amamos, ou desejamos, para que nada se envolva nisto que seja indigno da presença de Deus, em que estamos!

“Os justos, diz o Salmista, banqueteiem-se e regozijem-se na presença de Deus” – Justi epulentur et exultent in conspectu Dei (Sl 67, 4)

Bebam, comam, recreiem-se, embora! Contanto que seja diante de Deus de um modo que não ofenda a Sua presença. Importa orar sempre e não cessar de o fazer, diz Jesus Cristo (3); importa cantar os louvores de Deus todo o dia, diz o Salmista (4), isto é, fazer todas as coisas o melhor possível à vista de Deus: porque é a oração contínua e o louvor de Deus não interrompido, segundo a palavra do Eclesiástico:

“Aquele que observa a lei, multiplica a oração” – Qui conservat legem, multiplicat oblationem (35, 1)

Feliz o que anda sempre assim na presença de Deus! Faz bem todas as coisas e é perfeito (5). O que nos sucede com relação a esta santa prática? Se fazemos mal tantas coisas, se soltamos tantas palavras lastimosas, não é porque vivemos na dissipação e no esquecimento de Deus?

SEGUNDO PONTO

Fazer todas as coisas por Jesus Cristo, segundo meio de as fazer bem

Um dos melhores meios de fazer bem todas as coisas, é fazê-las com Jesus Cristo, por Ele e nEle (6).

1.° Com Jesus Cristo (7), propondo-nos muitas vezes este divino modelo dos escolhidos; observando os Seus rasgos para os gravar no nosso coração e os exprimir nos nossos atos; considerando não só como Ele obrava, como falava, como tratava Seu Pai com reverência, o próximo com caridade, o mundo com indiferença, como se tratava a Si mesmo com desprezo; mas também quais eram as Suas interiores disposições de humildade, de mortificação, de recolhimento, de amor e de sacrifício; e procurando retratar em nós esse exterior tão admirável e esse interior tão divino.

2.° Por Jesus Cristo, entregando-nos nas Suas mãos como um instrumento nas mãos do artífice, como membros que só tem vida e movimento por influxo de Sua cabeça (8), deixando-nos antes guiar por Suas inspirações e Sua graça, do que por nosso próprio espírito e nossa própria vontade.

3.º Finalmente, devemos obrar nEle (9), unindo por meio do desejo e da oração as nossas ações às Suas para que o valor infinito destas cubra os defeitos e a baixeza das nossas. É assim que os Anjos e os Santos no céu se unem a todos os louvores que este perfeito adorador tributa a Seu Pai (10). É assim, que a Igreja recita todas as suas orações por Nosso Senhor Jesus Cristo (11).

É assim que nós mesmos obramos?

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Cum Christo, per ipsum et in ipso

(2) Quos praedestinavit conformes fieri imaginis Filii sui (Rm 8, 29)

(3) Oportet semper orare et non deficere (Lc 18, 1)

(4) Cantem… tota die magnitudinem tuam (Sl 70, 8)

(5) Ambulat coram me, et esto perfectus

(6) Cum Christo, per ipsum et in ipso

(7) Cum ipso

(8) Per ipsum

(9) In ipso

(10) In conspectu Agni… adoraverunt: Deum dicentes: Amen (Ap 7, 9.11-12)

(11) Per Dominum nostrum Jesum Christum

Voltar para o Índice das Meditações Diárias de Mons. Hamon

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo III, p. 274-277)