Meditação para o Dia 06 de Junho

“Ora, há em Jerusalém uma piscina probática, que, em hebreu, chama-se Betsaida, a qual tem cinco alpendres. Ora, estava aí um homem que havia trinta e oito anos se achava enfermo. A este, vendo-o Jesus deitado e sabendo que já de há muito tempo estava enfermo lhe disse: Quereis ficar são? Respondeu-Lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me lance na piscina quando a água estiver revolta, porque, enquanto vou, outro entra antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” (1)

Havia trinta e oito anos que o enfermo esperava à beira da piscina probática. E não desanimou! Viu tantos que dali saíram curados e esperava… Veio um dia Nosso Senhor e com duas palavras o levantou curado:

“Levanta-te, toma o teu leito e anda!”

Tem confiança, pobre alma. Há muitos anos talvez, que estás enferma de pecados e defeitos, imperfeições e misérias. Espera, persevera, até que venha a hora de Jesus, até que soe a hora da Misericórdia. Luta, sofre, humilha-te! Quando Jesus vier, há de se compadecer de tua miséria e Lhe dirás, talvez, que te falta um homem, um Diretor espiritual, alguém que te dirija nos caminhos do Céu, da perfeição, que te lance na piscina do Amor Divino, onde se purificam as almas. E Jesus te dirá:

“Queres ficar sã?”

E a tua alma sentirá, num instante, o efeito da graça, que cura e salva, e desse Amor que abrasa e faz correr nas vias da salvação.

Referências:
(1) São João 5,1-18

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 173)