Meditação para o Dia 08 de Dezembro

Mãe da santa esperança, e esperança até dos desesperados, é Maria Santíssima, cuja Imaculada Conceição celebra hoje, entre os esplendores da Liturgia, a Santa Igreja de Deus!

Tota pulchra es Maria – “Toda bela sois, Maria”

Et macula originalis non est in te – “E a mancha do pecado não existe em Vós”

Assim canta hoje a prece litúrgica. E, para consolo nosso, acrescenta:

Tu Advocata peccatorum, ora pro nobis, interce pro nobis ad Dominum – “Vós, advogada dos pecadores, rogai por nós, intercedei por nós”

É assim que a Igreja nos ensina a recorrer à Santíssima Virgem. Canta o privilégio único da Imaculada Conceição, louva em Maria a criatura mais formosa, mais perfeita saída das Mãos Divinas, e logo implora a materna proteção da Virgem sob o título, de todos o mais belo e consolador para nós, pobres mortais, de Advocata peccatorum – “Advogada dos pecadores”. Maria, sempre que volveu à terra seus olhares de Mãe, em Lourdes, como nas aparições da medalha milagrosa, em Salette, em Fátima, sempre se manifestou solícita e carinhosa para com os seus filhos, os pobres pecadores. Ela, na gruta maravilhosa de Massabielle, antes de se dar a conhecer – “Eu sou a Imaculada Conceição” – pede à inocente Bernadete orações pelos pecadores, penitências pelos pecadores. Oh! Sois, na verdade, toda bela, ó Maria Imaculada, e cheia de Misericórdia.

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 367)