Skip to content Skip to footer

A verdadeira liberdade nasce do amor de Cristo

Dom Henrique Soares da Costa

Meditação XXIX – terça-feira da V semana da Quaresma

Por Dom Henrique Soares da Costa

Reze o Salmo 118/119, 57-64:

57SENHOR, eu disse: «A herança que me toca
é pôr em prática as tuas ordens.»
58De todo o coração imploro:
tem piedade de mim, segundo a tua promessa!
59Reflecti sobre os meus caminhos
e voltei a obedecer aos teus preceitos.
60Apressei-me e não demorei
em cumprir os teus mandamentos.
61Cercaram-me os laços dos ímpios,
mas não me esqueci da tua lei.
62A meio da noite levanto-me para te louvar,
por causa das tuas justas sentenças.
63Sou amigo de todos os que te obedecem
e cumprem as tuas ordens.
64SENHOR, a terra está cheia da tua bondade;
ensina-me as tuas leis.

Leitura da Epístola de São Paulo aos Gálatas 5, 13-26:

13Irmãos, de facto, foi para a liberdade que vós fostes chamados. Só que não deveis deixar que essa liberdade se torne numa ocasião para os vossos apetites carnais. Pelo contrário: pelo amor, fazei-vos servos uns dos outros. 14É que toda a Lei se cumpre plenamente nesta única palavra:

Ama o teu próximo como a ti mesmo.
15Mas, se vos mordeis e devorais uns aos outros, cuidado, não sejais consumidos uns pelos outros.

16Mas eu digo-vos: caminhai no Espírito, e não realizareis os apetites carnais. 17Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis.

18Ora, se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob o domínio da Lei. 19Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, 21invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

22Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão, auto-domínio. Contra tais coisas não há lei. 24Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos. 25Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito. 26Não nos tornemos vaidosos, a provocar-nos uns aos outros, a ser invejosos uns dos outros.

1. Todo este bloco explicita de modo admirável o que significa, concretamente, na vida do cristão, a liberdade para a qual Cristo nos libertou. Vamos destrinchá-lo pouco a pouco, nesta e nas próximas meditações, porque ele é muito importante.

2. Releia o v. 13. Hoje, é moda apregoar um cristianismo domesticado, desfigurado pelo relativismo doutrinal e moral, com o pretexto de amor e misericórdia! Nada mais maquiado e falso! Primeiro que tudo, Cristo nos libertou a todos do peso da lei: os gentios, da lei do pecado; os judeus da Lei de Moisés com os preceitos rabínicos. Então, os cristãos não teriam lei alguma? Será que Cristo deixou que cada discípulo Seu seja sua própria lei, fazendo o que bem quer e entende, bastando apelar para a sua liberdade e a sua consciência? De modo algum! É disto que o Apóstolo trata agora! Ele deseja precaver os gálatas e os cristãos de todos os tempos contra o relativismo moral e a libertinagem, dele derivada.

3. Sim, o cristão é chamado à liberdade, mas à liberdade em Cristo, doador do Espírito. Leia novamente Rm 8,1-13; Gl 4,6s; 5,5. Crendo no Senhor Jesus Cristo e Nele sendo batizado, o cristão recebe o Seu Espírito Santo (cf. Rm 5,5). Esse Espírito é Espírito de Amor que se imola. Foi neste Espírito Santo e Bendito, Deus verdadeiro com o Pai e o Filho, que o Cristo Jesus Se ofereceu na Cruz ao Pai (cf. Hb 9,14). Este mesmo Espírito que nos liberta da lei prende-nos à uma outra Lei: à Lei do Amor! E como é Espírito de Cristo, dá-nos o amor de Cristo. Por isso, o Senhor nos dá a nova Lei:

“Amai como Eu vos amei!” (cf. Jo 13,1-17)

Nos capítulos 13 – 16 do Evangelho segundo São João, o Cristo liga todo o tempo o amor ao cumprimento dos Seus mandamentos. Não se trata mais aqui de prescrições legais minuciosas, mas de uma vida vivida em união amorosa com o Senhor e de imitação profunda da Sua atitude de amar o Pai e os irmãos por amor ao Pai! É o Espírito de amor quem produz tal amor em nós (cf. Rm 5,5). Por isso os mandamentos do Cristo não são pesados, como o fardo dos preceitos da Lei de Moisés, porque quem crê no Senhor e Nele é batizado, recebe o Seu Espírito, nascendo de Deus, tornando-se filho no Filho e, assim, o Espírito impele o fiel de Cristo a partir de dentro, do seu interior, jogando-o na dinâmica do amor por amor do Cristo. Leia com atenção 1Jo 5,1-4.

4. Assim sendo, a liberdade do cristão nada tem a ver com o fechar-se na carne, isto é, numa vida egoísta, entregue às próprias satisfações, aos próprios instintos, às próprias medidas da razão humana com suas razões muitas vezes degeneradas pelo pecado! Por isso, o Apóstolo adverte que a liberdade não deve servir de pretexto para a carne (cf. Gl 5,13). Infelizmente, isto está tão presente entre tantos cristãos, em todos os níveis! A verdadeira liberdade nasce do amor de Cristo, colocando-nos a serviço uns dos outros no amor como o Senhor por causa do Senhor. Leia 2Cor 5,14-21. Neste texto profundo e comovente aparece claro de que amor, de que liberdade o Apóstolo fala! Nada a ver com o mundo e sua liberdade falsa, que não passa de sujeição ao pecado!

“A liberdade não sirva de pretexto para a carne!” (Gl 5,13b)

Como vemos isto hoje, proclamado com orgulho! E por cristãos, inclusive por ministros sagrados que, por arte e engano perverso do Pai da Mentira, tornam-se ministros do pecado! E tudo com aparência de sabedoria, que não passa de loucura e vazio da humana soberba! Leia Rm 1,16-32. Medite, Reze. Tema a Deus com amor! Adira ardentemente à Sua santa Palavra, pois nela – e só nela – encontra-se o caminho para a Vida! Que nada nem ninguém a pretexto algum nos separe do amor de Cristo. Leia e reze Rm 8,35-39.

5. Interessante que, aqui, São Paulo se refira à Lei:

“Toda a Lei está contida numa só palavra: Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (v. 14)

Façamos algumas observações:

a) O Apóstolo não se refere ao amor a Deus, mas somente ao amor ao próximo. É que, como o Senhor Jesus Cristo no diálogo com o homem rico que desejava entrar na vida, ele toma o amor ao próximo como medida da verdade e efetividade do amor a Deus (cf. Mc 10,19; 1Jo 4,7-8).

b) O Apóstolo deseja explicar aos gálatas que a Lei de Moisés se cumpre verdadeiramente não em preceitos dos rabinos, mas no amor efetivo. Aliás, amor que os judaizantes não demonstraram ao chegar na Galácia semeando discórdia e desconfiança em relação ao Apóstolo. De nada vale o apego aos preceitos sem que se cumpra o único preceito que realmente conta: o amor! Leia 1Cor 13!

c) Quanto à Lei de Moisés, ela obrigava ao amor ao próximo, referindo-se aos membros do Povo de Israel. Leia Lv 19,17-18: aí, o próximo é o compatriota israelita; agora, o próximo é toda a humanidade, mas sobretudo os irmãos na fé, isto é, os membros do Novo Israel, que é a Igreja (cf. Gl 6,9s).

d) É mais fácil falar em amar a humanidade toda do que, na prática, suportar com amor aquele que está ao nosso lado, sobretudo na vida concreta da Igreja, da minha comunidade concreta. Por isso, a advertência do Apóstolo no v. 15. Leia-a e reflita seriamente sobre o seu comportamento concreto, sobre as suas atitudes com os irmãos na fé em casa, no seu grupo ou comunidade, na sua paróquia…

6. Reze os Salmos 132/133 e 133/134. Leia, rezando, Jo 15,1-17.