Meditação para o Dia 20 de Novembro

A esmola corporal e a esmola espiritual nos ajudam a aliviar o sofrimento das benditas almas do Purgatório. A nossa caridade pode estender-se além-túmulo e chegar até a Igreja padecente. Consola-nos este pensamento. Tenhamos piedade de nossos mortos queridos.

Por eles, diz Berlioux, velemos à cabeceira dos agonizantes; por eles, visitemos os prisioneiros; por eles, protejamos os órfãos; por eles, consolemos as viúvas; por eles, enxuguemos as lágrimas dos que choram. E que a nossa caridade, diminuindo os sofrimentos deste mundo, que é um Purgatório também, suavize e abrevie para os nossos irmãos defuntos o Purgatório da outra vida!

O que nos retém, quando se trata do alívio e livramento destas queridas almas? O que poderia servir-nos de escusa, se as esquecêssemos, quando nos é tão fácil irmos em socorro delas? E quem virá, um dia, em nosso auxílio, se nada fizermos pelos outros?

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 347)