O tempo do Advento tem duração de 4 semanas. Ele se encerra na tarde de 24 de dezembro, quando começa o Tempo de Natal. O Advento se divide em dois períodos:
Primeiro Período
Do primeiro domingo do Advento até 16 de dezembro, a Igreja nos orienta na esperança da vinda gloriosa de Cristo em todos os seus aspectos: sua vinda há dois mil anos, sua vinda agora, a cada dia, e sua vinda no fim dos tempos.
Segundo Período
Do dia 16 até o dia 24 de dezembro (novena de Natal) somos orientados mais diretamente à preparação para o Natal e convidados a viver com mais alegria, porque já está próximo o cumprimento da promessa salvífica de Deus. Neste período, os Evangelhos nos preparam para o nascimento de Jesus.
Ao longo desta dupla preparação, a liturgia suprime vários elementos festivos, a fim de expressar que, durante o nosso peregrinar pela terra, falta-nos algo para que a nossa alegria seja completa. A festa acontecerá quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo!
Nessas quatro semanas, cada domingo é um novo marco preparatório para o advento de Jesus.
Primeiro Domingo
- Vigilância na espera do Senhor.
- “Vigiai e estai preparados, porque não sabeis a que hora virá o Filho do homem” (Mt 24, 42–44).
- “Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc 22,46).
- Primeira vela da Coroa do Advento como sinal de vigilância e desejo de conversão.
Segundo Domingo
- Conversão.
- “Fazei penitência, porque está próximo o reino dos céus. Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3, 2-3).
- Reconciliação com Deus
- Segunda vela da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.
Terceiro Domingo
- O sim de Maria.
- Vínculo providencial com a Festa da Imaculada Conceição: o grande acontecimento da Encarnação do Verbo só se realiza pela disponibilidade da Virgem Maria, cujo sim inaugura a nova humanidade.
- “Faça-se em mim segundo a vossa palavra”: meditação sobre o papel que a Virgem Maria desempenhou e devoção a ela mediante o rosário.
- Terceira vela da Coroa do Advento, como sinal de esperança gozosa.
Quarto Domingo
- O anúncio do nascimento de Jesus a José e Maria.
- “Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque aquele que foi nela concebido é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20).
- Espera da grande festa, já tão iminente!
- Quarta vela da Coroa do Advento.
Fonte: Aleteia