A novena a Santo Tomás de Aquino inicia-se em 19 de janeiro e deve ser rezada por nove dias consecutivos, encerrando-se em 27 de janeiro, comemorando a festa no dia 28.
Santo Tomás de Aquino, nascido em 1225 no castelo de Roccasecca, foi um dos maiores teólogos e filósofos da Igreja, reconhecido como Doctor Angelicus. Após estudos em Monte Cassino, Nápoles, Paris e Colônia, destacou-se como mestre de teologia, combinando profunda fé e humildade com um saber vasto e sólido. Autor da monumental Summa Theologica, suas obras influenciaram profundamente a teologia católica, sendo referência em dogmas e refutações de erros. Devoto e piedoso, compôs hinos como Tantum Ergo, que celebram o Santíssimo Sacramento. Canonizado em 1323, é padroeiro dos estudos superiores e exemplo de santidade e sabedoria, com seus restos repousando em Toulouse. Leia mais sobre sua vida.
Como rezar esta Novena a Santo Tomás de Aquino?
- Inicia-se com o Sinal da Cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
- Reza-se todos os dias a oração inicial e à Virgem Maria;
- Faz-se a meditação do dia com uma breve reflexão da vida do Santo;
- Reza-se a oração final, suplicando a graça necessária e depois reza-se Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
- Finaliza-se com o Sinal da Cruz.
Oração inicial para todos os dias da Novena
À vós, meu Deus, fonte de misericórdia, eu me aproximo, pecador imundo, para que Vós Vos digneis a lavar minhas manchas. Ó sol da justiça, ilumine esse cego! Ó Doutor Eterno, cure este miserável! Ó Rei dos reis, vista este nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie esse preso! Ó, Bom Pastor, seja bem-vindo a esta ovelha rebelde! Concedei, meu Deus, perdão a esse criminoso, indulgência a esse ímpio e a unção de Sua graça a essa vontade endurecida. Ó misericordioso Senhor, chame Seu fugitivo, atraia este resistente, levante aquele que caiu e uma vez ressuscitado, segure-o e guie seus passos. Não se esqueça, Senhor, a quem Vos esqueceu, não abandone aqueles que O abandonaram, não descarte aqueles que O rejeitaram e perdoe no céu aqueles que O ofenderam na terra. Amém.
Oração à Santíssima Virgem
Ó abençoada e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador! Me jogo confiante no seio de sua misericórdia e ternura, confiando-lhe meu corpo, minha alma, meus pensamentos, meus desejos, meus afetos e minha vida inteira, para que, com sua ajuda, eu sempre ande em direção ao bem, de acordo com a vontade de seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém
Sumário da Novena
- 1º Dia da Novena
- 2º Dia da Novena
- 3º Dia da Novena
- 4º Dia da Novena
- 5º Dia da Novena
- 6º Dia da Novena
- 7º Dia da Novena
- 8º Dia da Novena
- 9º Dia da Novena
Oração final para todos os dias
Graças, Vos dou, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque Vos dignastes a admitir, ao Seu pobre pecador e Seu indigno servo, a livre participação de Sua graça no segredo da oração. Peço-Lhe que esta comunicação da minha alma convosco não seja um castigo pelos meus defeitos, mas um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, da melhor armadura da fé e do invulnerável escudo do meu coração. Conceda-me a remissão dos meus defeitos, o extermínio da concupiscência e sensualidade, o aumento da caridade, humildade, paciência, obediência e todas as virtudes; me defenda das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a calma inefável de meus apetites e todos os meus afetos, para que eu possa me juntar a Vós; melhor do que vossa é minha felicidade e descanso. Eu também imploro meu Deus, que depois de minha morte, Vós Vos digneis de me admitir na Páscoa celestial e no convite divino, onde Vós, em união do Filho e do Espírito Santo, Sois luz verdadeira, abundância perfeita, alegria eterna, alegria consumada e felicidade sem medida. Amém.
Peça a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
Ó Santo Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporte-nos para a contemplação das coisas celestes, vós que fostes soberano mestre dos mistérios sagrados. Rogai por nós, Santo Tomás, para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
1º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
A humildade é uma virtude que restringe o apetite e o contém para não armazenar excessivamente objetos altos e excessivos. O humilde que, de acordo com São Isidoro, é inclinado à terra, considerando suas imperfeições e defeitos, está sempre arruinado e pequeno, e como o patriarca Abraão exclama em sua oração: “falarei ao Senhor meu Deus, não sendo mais que poeira e cinzas”.
Exemplo do Santo
São Tomás de Aquino sempre praticou a humildade como a mais bela e necessária das virtudes. Ainda criança, ele era o encantamento de todos pela modéstia e humildade de seu caráter; quando era estudante, seus colegas, tendo em vista o silêncio muito humilde com o qual tentava encobrir os talentos que Deus o havia preenchido, recebeu o apelido de Boi Mudo e, mais tarde, doutor nas universidades de Paris e Roma, nunca se notou nele algum sinal de arrogância e vaidade e recusava vigorosamente as mais altas dignidades da Igreja sem sequer exercer a posição de prelado em um convento de sua ordem.
2º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Todos temos razões suficientes para nos humilharmos e nos reconhecermos em outros méritos e reconhecermos nos outros os méritos e excelências, de acordo com o apóstolo; “Vamos humildemente julgar os outros como nossos superiores”.
Exemplo do Santo
Estava o doutor angélico tão persuadido da necessidade de ser humilde, o que pode ser dito que era seu esforço máximo e o norte de todos os seus atos. Sendo tão grande, ele nunca acreditou em sua grandeza e sempre pareceu pequeno e inferior aos outros.
3º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Após as virtudes teológicas que nos direcionam diretamente a Deus e a justiça que estabelece a ordem da razão, a virtude da humildade com que a alma se dispõe para todas as outras virtudes segue em dignidade e excelência. É por isso que a humildade deve ser comparada à fundação de um edifício, pois, removendo tudo o que a Deus desagrada, torna a alma apta a receber as graças divinas, porque sabe-se que Deus resiste aos orgulhosos e dá sua graça aos humildes.
Exemplo do Santo
Todos os agradecimentos recebidos por São Tomás, eles tinham sua razão e começaram na humildade de sua alma. Seus olhos, no chão, indicavam o êxtase milagroso em que seu coração foi tomado; suas palavras sempre eram muito modestas e oportunas, preferindo o silêncio à tagarelice vã; ele nunca quis distinguir entre seus irmãos e sua vida era bela, a mais modesta na presença do Senhor.
4º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
A sabedoria é um dos dons do Espírito Santo, com o qual a inteligência banhada pelas luzes celestes, é correta ao contemplar as coisas mais altas e, uma vez vistos esses motivos supremos, desce para julgar e correr sobre os outros objetos subordinados à razão.
Exemplo do Santo
Santo Tomás foi o novo Salomão da Igreja por causa da sabedoria portentosa com que o céu o enriqueceu. E como o velho Salomão diz a Sagrada Escritura que sabia tudo, desde o cedro das montanhas ao musgo e o hissopo das paredes, pode-se dizer a Tomás de Aquino que nada escapou de sua inteligência soberana, da teologia às ciências físicas e da Sagrada Escritura à política e linguística.
5º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
A sabedoria não é uma mera virtude técnica que figura todos os seus encantos na contemplação das maravilhas de Deus e na simples especulação dos mais altos princípios das coisas, mas, como diz o apóstolo, estende sua influência aos atos da vida regularizando os movimentos e organizando os fins das causas secundárias.
Exemplo do Santo
Desde que Santo Tomas, quando garoto de cinco anos, discutiu com os monges do Monte Casino, perguntando-lhes sobre a existência e os atributos de Deus, até que ele foi condecorado pelas universidades mais famosas do mundo, ele explicou como professor soberano as questões mais abstrusas da razão e da natureza. A fé e a sabedoria em seu sentido mais belo eram os companheiros inseparáveis de sua vida e o norte luminoso de todas as suas operações.
6º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Visto que esse dom do Espírito Santo é uma virtude tão bela e excelente, não pode ser encontrado, como foi dito no dia anterior, com a mancha e a culpa da alma: mas onde a graça está assentada, vive a sabedoria, agora que Deus ama apenas aqueles que são adornados com sabedoria, e o amor de Deus implica a alma em graça e causa, ao contrário, a mesma graça e amizade divina.
Exemplo do Santo
Raramente a sabedoria brilhou tão pura e radiante quanto na testa de Santo Tomás. E não apenas ele parou na luz que encantou aqueles que o viram com seus raios, mas que em um incêndio de caridade ele atraiu a Deus aqueles que se ilustraram de perto com os esplendores daquele Sol. Ninguém falou com Santo Tomas que não era docemente amarrado com correntes de amor divino, ninguém o viu para não abençoar o céu, ninguém o ouviu em suas explicações luminosas do Mestre, que não acreditavam ter visto o dedo de Deus acendendo em sua inteligência a bela chama do gênio.
7º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Entre as virtudes cristãs, não há nada mais belo e resplandecente que a santa virgindade, através da qual, como ensina Santo Agostinho, a integridade da carne é consagrada e oferecida ao Senhor. Assim como se diz que uma planta é verde e fresca, quando a abundância de calor não agita ou murcha sua seiva, uma pessoa chamada virgem é dedicada a tudo de seu Deus. Ela está livre do calor das paixões e fogo de concupiscência; Portanto, Santo Ambrósio diz que, na razão da virgindade, está envolvido o conceito de limpeza absoluta e que a alma está livre da corrupção dos sentidos, sendo a essência dessa virtude celestial acompanhada de um propósito firme e perpétuo: abster-se da imundície da sensualidade.
Exemplo do Santo
Santo Tomás foi um virgem muito puro a vida toda. Da luta titânica mantida em Roca-Seca, onde conquistou como soldado corajoso a bela palma da vitória e o cordão abençoado com o qual os anjos enrolavam seus lombos, a vida inteira do inacabado doutor dominicano era um contínuo idílio de inocência que eles mesmos os serafins adoraram.
8º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Basta saber que é virtude e ato meritório, portanto, entender não apenas a legalidade, mas pelo menos a conveniência da virgindade. Além disso, é sabido que, nos atos humanos, algo ilícito e cruel pode ser encontrado quando os poderes se opõem ou não seguem a opinião do motivo que é o regulador de todas as operações, ordenando-os para um fim pré-concebido como bom.
Exemplo do Santo
Santo Tomás vivia tão separado da carne e de seus instintos que, mais do que um homem, ele parecia um anjo ocupado apenas em Deus e no aumento de sua honra. Nem a próstata de sua linhagem era suficiente para ofuscar seu coração, nem a delicadeza de seu corpo inocente, fazia parte para atenuar o rigor com o qual ele sempre tentava mortificar e manter suas paixões afastadas e os apetites por toda sua carne.
9º dia da Novena a Santo Tomás de Aquino
Sem dúvida, é a virgindade mais bela e excelente do que o estado civil e uma das virtudes mais agradáveis aos olhos divinos. Dizer o contrário, afirmar que o casamento é em si mais perfeito que o estado celibatário, foi o erro de Jovinian tantas vezes repetido e vangloriado em tons às vezes satíricos e além de satiristas profanos e imorais.
Exemplo do Santo
O doutor angélico estava tão apaixonado pelo estado religioso e tão apaixonado pela virgindade que se observa que os ferozes ataques promovidos pelo mundo, demônios e carne não foram suficientes para fazê-lo desistir de sua companhia. Religioso vestidos com um hábito muito branco, símbolo de inocência e sinceridade, era São Tomás de Aquino e por ter abraçado a vida pobre, mortificada e oculta em Jesus, o perfume de sua pureza imaculada e o brilho de sua ciência celestial descobriram seus tesouros e deram nome e fama sem segundo santo.
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Quem foi Santo Tomás de Aquino?
Por Pe. João Baptista Lehmann
Filho do conde Landulfo d’Aquino, nasceu Tomás em 1225 no castelo de Roccasecca, perto da cidade d’Aquino e do celebre mosteiro beneditino Monte Cassino, onde principiou também seus estudos. Mais tarde frequentou a universidade de Nápoles e em 1243 bem contra o gosto de sua família pediu admissão na Ordem de São Domingos. Para livrá-lo das importunações dos seus parentes, os superiores da Ordem mandaram-no para Paris. Seus irmãos, porém, opondo-se tenazmente a esta determinação, levaram-no à viva força para o castelo San Giovanni, onde passou um ano, até que adquirisse a liberdade devido à intervenção de sua mãe. De Paris passou a Colônia, onde ouviu as preleções de filosofia e teologia do celebre Alberto o Grande. Mais tarde vemo-lo em Paris na qualidade de lector e, obedecendo ao chamamento dos Papas Urbano IV, Clemente IV e dos seus superiores, lecionou teologia em Roma, Bologna e Nápoles. Convidado pelo Papa Gregório X, para tomar parte no II Concilio de Lyon, morreu em viagem na abadia dos Cistercienses em Fossanova, 1274.
Se é licita a comparação dos Santos com as estrelas do firmamento, das quais cada uma ocupa um lugar determinado e das demais se difere pelo volume e brilho, Santo Tomás entre todos os habitantes da celeste Sião se destaca de tal maneira, que nem no Antigo nem no Novo Testamento se encontra quem possa competir com ele, quer como Doutor, quer como religioso de qualquer Ordem religiosa. A outras Ordens Deus deu grandes missionários, como São Francisco Xavier e Anchieta à Companhia de Jesus; santos Bispos e Cardeais como São Boaventura à Ordem dos Frades Menores; Santo Tomás é sábio e mestre, e talvez fosse por sua grande inclinação ao estudo que entrasse na Ordem de São Domingos, Ordem que tão admiravelmente une a ciência com o serviço de Deus na vida regular.
Honras e dignidades, que repetidas vezes lhe foram oferecidas, Santo Tomás recusou-as todas a fim de exclusivamente poder dedicar-se à ciência. O estudo e o ensino nas ciências teológicas eram por ele considerados o fim principal da sua vida. Seu espírito estava sempre absorto em questões especulativas, tanto que às vezes era preciso sacudi-lo para fazê-lo voltar a realidade da vida. Assim se explica um fato que se deu com o Santo, quando este em certa ocasião se achava à mesa de Luiz, o Santo, em Paris. Completamente esquecido do meio em que se encontrava, exclamou:
Afinal achei: uma prova irrefutável contra os maniqueus!
Sua vida toda passou-se no gabinete de estudo ou na sala de escola e sua fama de mestre de primeira ordem era igual na latia, França e Alemanha.
Dotado de talento fora do comum, dedicava-se ao estudo e ao ensino com um zelo que causava admiração a todos. Seu saber era não só vastíssimo, mas antes de tudo sólido e, o que constitui um grande merecimento do Santo, baseado na doutrina de Cristo, na revelação, nos santos livros e na doutrina dos Santos Padres. Sua sabedoria era ordenada e humilde, e alheias lhe eram tendências revolucionárias e inovadoras que estigmatizam tantos outros talentos, que se colocaram c colocam no serviço da incredulidade e do erro. O que mais encanta na doutrina de Santo Tomás é a universalidade dos assuntos que apresenta, a profundeza e solidez com que os estuda, a clareza e firmeza com que os explana. Não há nenhuma dificuldade no dogma que não ache solução, nenhum erro que não encontre refutação nos escritos de Santo Tomás. Tão reconhecido é o valor do santo Mestre que se lhe conferiu o título honroso de Doctor angelicus.
Tomás de Aquino não só foi teólogo e filosofo, mas também Santo. Antes de tudo era ele um bom religioso que, apesar e no meio dos estudos, não se dispensava das práticas de piedade adaptadas e seguidas por sua Ordem. Santificando o estudo, o estudo o santificou, fazendo-o conhecer cada vez mais a beleza e perfeição de Deus. Principiando o estudo pela oração, a esta recorria, quando naquela se lhe apresentavam dificuldades. Foi ele mesmo que confessou ter aprendido muito mais ajoelhado ao pé do Crucifixo que curvado sobre os livros. À sua ciência aliava-se uma humildade que a todos edificava. Não havia companheiro mais dedicado, que frei Tomás, que na comunidade era modelo de paciência, mansidão e alegria espiritual. A uma acusação malévola que se lhe fez para depreciar seu grande talento, respondeu com a maior equidade:
«Deve ser assim mesmo, porque me vejo na necessidade de estudar sempre»
A bondade de coração, sua piedade solida e profunda, seu belo talento na poesia manifestaram-se nas relações com sua irmã e uma sobrinha, que tomaram o véu, e na sua amizade a Reinaldo, seu companheiro e secretário, nas suas predicas e no ofício do Santíssimo Sacramento composto por ordem do Papa Urbano IV. Neste belíssimo ofício Tomás é teólogo, patrista, bibliólogo e poeta; nele a fé, o amor e o entusiasmo pelo maior dos Sacramentos acham a expressão mais concisa, mais perfeita e mais poética. Todos os anos na oitava do Corpo de Deus ressoam jubilosos nas Catedrais e Igrejas do mundo inteiro os versos inspirados do hino Lauda Sion, hino de beleza incomparável. Não há cristão que não conheça o Tantum ergo, que se canta na ocasião da Benção do Santíssimo Sacramento, hino tão simples, tão singelo e no entanto como nenhum outro expressivo.
A obra monumental, que concretiza toda a doutrina, obra em que Santo Tomás depositou a riqueza e vastidão do seu saber, é a Summa theologica, obra esta, que, como as majestosas Catedrais góticas daquele tempo, se eleva acima de todas as elaborações congêneres.
É para admirar, se lemos que Frei Tomás foi considerado a luz do seu século? É para se admirar do afã com que as primeiras universidades disputavam sua cadeira? Seus contemporâneos tecem-lhe os maiores elogios, preconizando-o de primeiro Mestre depois de São Paulo e Santo Agostinho. Frei É gozava de declarada simpatia dos Papas Urbano IV, Clemente IV, e Gregório X e São Luiz, rei de França, pedia seu conselho nas questões políticas mais intrincadas. De nada valeria tudo isto, se Deus mesmo não tivesse distinguido seu servo com sua amizade. Em 1273, estando Tomás em Nápoles a escrever a última parte da sua Summa theologica, Deus o distinguiu com uma visão, e lhe dirigiu estas palavras:
Escreveste muito bem de mim, Tomás, que recompensa desejas ter?
Tomás respondeu:
Nenhuma a não ser a Ti mesmo, Senhor.
Depois desta visão sobreveio-lhe um tédio tal que não se animou a completar sua obra. Em comparação ao que tinha visto em Deus, todas as suas obras se lhe afiguravam mesquinhas e de nenhum valor.
Sua morte encheu de luto o mundo cristão inteiro. Todas as universidades dedicavam-lhe honrosíssimos epílogos, e a de Paris, que mais dolorosamente experimentou a falta do Mestre, pediu para si a eximia honra de possuir os restos mortais do santo Doutor. Suas obras, quanto mais se espalhavam, mais admiradores encontravam. A Igreja mesma as reconheceu e recomendou. Foi a Summa theologica de Santo Tomás que já duas vezes reconduziu o mundo cientifico das veredas do erro ao caminho da verdade e nele o conservou: uma vez no século 16 e outra em nossos dias, quando Leão XIII em (1879) apresentou seu autor como padroeiro dos estudos superiores e de todas as escolas católicas. Maior honra a Igreja não podia conferir ao humilde dominicano – posta de lado a canonização – que, como fez na ocasião do grande Concílio de Trento, colocar no altar a Summa theologica ao lado da Sagrada Escritura. Com a morte de Tomás de Aquino começou também sua veneração que teve sua culminância na canonização efetuada em 1323 por João XXII e a sua elevação à honra de Doutor da Igreja em 1567 por Paulo V. Os restos mortais do grande Santo descansam em Toulouse.