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Instruções

Instruções

Assuntos variados a respeito da fé católica como: doutrina, dúvidas, notícias, textos escolhidos, palavras do Papa e escritos dos Santos e muito mais!

Meditação para o 22º Domingo do Tempo Comum

Virtude da Humildade

Leituras do dia

1ª Leitura - Eclo 3,19-21.30-31 Salmo - 67 2ª Leitura - Hb 12,18-19.22-24a

Evangelho - Lc 14,1.7-14

— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: "Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado". E disse também a quem o tinha convidado: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

O Respeito Humano

Respeito Humano Cônego Júlio Antônio dos Santos O Crucifixo, meu livro de estudos - 1950

O que vem a ser o Respeito Humano?

É a vergonha daquele que não se atreve a manifestar os seus sentimentos religiosos e piedosos, porque com isso é escarnecido, insultado, perseguido.

I – NATUREZA DO RESPEITO HUMANO

O respeito humano é o respeito pelas coisas humanas colocado acima do respeito pelas coisas de Deus; é a estima pelo homem preferida à estima por Deus. O respeito divino coloca-nos na presença de Deus a quem devemos conhecer, amar e servir porque é nosso Criador, Senhor, Juiz e Remunerador. O respeito humano é a negação de tudo isto. Transfere sacrilegamente para o homem os direitos e a honra que são reservados a Deus. O homem é considerado como senhor e juiz, e, por isso, toda a vida exterior é para lhe agradar.

II – ASPECTOS DIVERSOS DO RESPEITO HUMANO

O respeito humano reveste tantas formas quantos são os nossos deveres

1.º Omissão do bem
O respeito humano impede a prática sincera e fiel da nossa fé. Fechamos a boca quando é preciso falar e paralisa os nossos esforços quando é preciso agir. Sabemos que a Santa Missa é uma fonte de graças desde que assistamos a ela com edificação; todavia, na assistência à Missa, não estamos com a devida atenção e fervor, porque não queremos dar nas vistas com a nossa devoção.

O Credo de Santo Atanásio

Santo Atanásio Também conhecido como QUICUMQUE, o Credo de Santo Atanásio é aceito pela Santa Igreja Católica, Ortodoxa e pelas principais igrejas protestantes, dentre elas a Igreja Anglicana. Composto de 40 artigos, enquanto que o Símbolo dos Apóstolos possui 12, nota-se o que foi defendido em Nicéia e posteriormente em Constantinopla. Foi escrito para refutação da heresia ariana e defesa da doutrina da Santíssima Trindade e da Consubstancialidade do Filho. Vale ressaltar ainda aquilo que o Catecismo da Igreja Católica nos adverte quanto aos vários Credos dos Santos:
CIC 193. Nenhum dos símbolos dos diferentes períodos da vida da Igreja pode ser considerado ultrapassado ou inútil. Todos nos ajudam a abraçar e a aprofundar hoje a fé de sempre, através dos diversos resumos que dela se fizeram.

Exilado, longe do Senhor…

Por Dom Henrique Soares da Costa
“Infeliz de mim! Sou estrangeiro em Mosoc, Moro entre as tendas de Cedar!” (Sl 120/119,5)
Aqui, neste Salmo, Mosoc e Cedar são povos estrangeiros, bárbaros, violentos e idólatras! O salmista, portanto, mesmo estando em Israel, sente-se como se vivesse entre estrangeiros, longe da Terra Santa e, portanto, distante do Senhor. Para um judeu, estar longe da Palestina era estar distante da Face de Deus. A queixa de Davi, refugiado em Moab, contra Saul reflete bem esta ideia:
“Rogo-te, senhor meu rei, que ouças as palavras do teu servo: se é o Senhor que te impele contra mim, a oferenda do altar o apaziguará; se os homens, sejam malditos perante o Senhor, porque hoje me excluíram da herança do Senhor como se dissessem: Vai, serve a outros deuses! Não se derrame agora o meu sangue na terra, longe da presença do Senhor!" (1Sm 26,18-20).
Mas, observe bem, meu Irmão leitor: o Salmista, mesmo entre o seu povo, o Povo de Israel, povo de Deus, sente-se como estando entre pagãos! E por quê? Porque mesmo sendo fisicamente membro do Povo de Deus, quantos estão fora dele com o coração! Membro do Povo santo segundo o conceito, o exterior, a profissão formal da fé; mas, longe do Povo de Deus por não aderir realmente ao Senhor e à Sua santa vontade!

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

O que é o Escapulário?

O escapulário consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. É uma miniatura do hábito carmelita; por isso mesmo, é uma veste.

Porque o nome de Escapulário?

A palavra latina “scàpula” significa ombro. O objeto de devoção acabou ficando popularmente conhecido como “escapulário” porque é colocado sobre os ombros. O escapulário também é conhecido como “bentinho do Carmo”.

Qual o significado do Escapulário?

Para os religiosos carmelitas, é símbolo de consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Para os fiéis leigos, para o povo, é símbolo de devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo. O escapulário é, em suma, um sinal externo de devoção mariana e de consagração pessoal à Santíssima Virgem Maria. É um sacramental, ou seja, um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por meio do qual se simbolizam efeitos espirituais obtidos pela intercessão da Igreja (cf. SC 60). O escapulário deve ser abençoado e colocado no fiel por um sacerdote, conforme o rito da imposição do escapulário.

Bem-aventurado daquele que se conserva fiel a Deus na adversidade

Jesus Crucificado

Usque in tempus sustinebit patiens, et postea redditio iucunditatis - “O homem paciente sofrerá até o tempo destinado, e depois tornar-se-lhe-á a dar a alegria” (Eclo 1, 29)

Sumário. A terra é um campo de batalha, no qual fomos postos todos para combater. Felizes de nós se formos vencedores! Se nos chegarmos a salvar, terminarão as adversidades, as tentações, as enfermidades e todas as misérias da vida presente; e Deus mesmo será a nossa recompensa eterna. Anime-nos a esperança deste galardão a combatermos até à morte, e a não nos deixarmos enquanto não estivermos na posse da pátria bem-aventurada. Para que não sintamos tanto o peso das tribulações, deitemos um olhar sobre Jesus crucificado e lembremo-nos do inferno que temos merecido.

Meditação para o Domingo 07/08/16

Pequeno Rebanho

Reflexão do Evangelho de São Lucas 12, 32-48

Por Dom Henrique Soares da Costa

Quando o Evangelho não nos é exigente? Quando a Palavra de Deus não nos questiona? A Escritura diz que:
“a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ele julga as disposições e intenções do coração” (Hb 4,12)
A cada Domingo, fazemos experiência dessa exigência viva e eficaz da Palavra do Senhor em nossa vida. É o caso também deste hoje. Comecemos com a advertência consoladora e carinhosa do Senhor Jesus:
"Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino”.
Tão atual e necessária esta palavra!

O Dia do Perdão de Assis

Jesus concedendo a Indulgência à São Francisco de Assis
Jesus concedendo a Indulgência à São Francisco de Assis

A História do Perdão de Assis

A pouca distância de Assis, antiquíssima cidade da Úmbria, foi edificada em 352 uma pequena capela de quatro piedosos eremitas vindos da Palestina e foi dedicada à Virgem Santíssima. No século VI, esta capela foi dada aos Monges Beneditinos do Monte Subásio, os quais, ampliaram e embelezaram-na. Ali, com as 'porções de terras' que tinham, veio o nome Porciúncula, ou seja, "porçãozinha" ou "pequena porção" [de terras]. Em seguida pois, pela frequente aparição dos Anjos, foi chamada de Santa Maria dos Anjos.
Igrejinha de Porciúncula
Igreja de Porciúncula
O Seráfico Pai São Francisco de Assis, quando tomou a sua vida santa, vendo o quanto abandonada e decaída aquela capela, reparou-a pela fervente devoção que tinha pela Mãe de Deus, da qual lhe foi revelado que aquela igrejinha lhe era querida, de modo especial entre todos aqueles consagrados em seu Nome. Em seguida, São Francisco ganhou-a do Abade Teobaldo, monge beneditino, e ali se retirou com os seus companheiros, quando foi forçado a abandonar o Tugúrio de Rivotorto.

Sobre a Rixa, mencionada por São Paulo

Rixa Por Pe. José Eduardo Quando enumera as “obras da carne”, São Paulo menciona a “rixa” (ἔρις, eris, em grego), cujo significado original pode ser entendido como “contenda, debate, luta, discussão, divergência” (Strong), “partidos e divisões”, “fações, porfias” e “rivalidades” (Vinev). De fato, parece-me mesmo que a melhor palavra para traduzir termo tão denso seja a pequenina expressão “rixa”.

Qual a importância disso?

Um de nossos problemas é imaginar que o que se opõe à ação do Espírito sejam apenas as ações diretas do maligno, quando o Apóstolo é contundente:

“os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros” (Gl 5,17)

Em outras palavras, a carnalidade é um obstáculo real à livre ação da graça divina, é um empecilho para que Deus aja desimpedidamente nas almas, é um estorvo e, justamente por isso, é o grande canal para a atuação do inimigo, pois este precisa atuar mediante agentes.

Quem reza se salva, quem não reza é ateu

Por Dom Henrique Soares da Costa Esta palavra não tem apelação. É verdade. Ponto e basta! Cada um de nós tem a tendência maligna, pecado original de todos os pecados, de nos julgar o centro de tudo: tudo vemos, pensamos, julgamos e analisamos a partir de nós. Até mesmo de Deus temos uma opinião: como Ele deveria fazer, como deveria governar o mundo e a nossa vida... Nós, ainda que inconscientemente, nos julgamos deuses! Só a oração nos cura dessa distorção, dessa loucura! A oração mexe com todo o nosso ser; continuada, insistente, persistente, vai impregnando de Deus a nossa vida. E, assim, vamos, inconscientemente, tomando consciência de que Deus é Deus, é Alguém, é presente na nossa vida, é o Santo, o Tudo.