Ao recordar as dores e alegrias de São José, a alma cristã medita as mais belas passagens do Evangelho e sente com o Santo Patriarca as angústias e doçuras daqueles mistérios.
Primeira dor
Compadeço-me de Vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao verdes que vossa Santíssima Esposa era mãe, ignorando Vós o mistério da encarnação do Filho de Deus; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes ao ouvir do Anjo do Senhor aquelas palavras tão consoladoras: “José, filho de Davi, não temais morar com Maria vossa esposa, porque o que leva em suas entranhas é obra do Espírito Santo”. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de estar livre da soberba, adornado da virtude da humildade e enriquecido com o dom de sabedoria.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Segunda dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus e a Maria alojados no presépio de Belém; e me comprazo no gozo e alegria, que vos causou ver a Jesus adorado dos anjos, pastores e reis. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da avareza, adornado da virtude da liberalidade, e enriquecido com o dom de entendimento.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Terceira dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo o sangue que derramava Jesus no dia da circuncisão; e me comprazo no gozo e alegria que vos causou a imposição do nome de Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da luxúria, adornado da virtude da castidade e enriquecido com o dom do conselho.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Quarta dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ouvindo as palavras de Simeão, quando dizia a vossa esposa Maria, que uma espada de dor havia de transpassar sua alma; e me comprazo no gozo e na alegria que experimentastes, ouvindo os louvores que Simeão e Ana tributaram a Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da ira, adornado da virtude da paciência e enriquecido com o dom da fortaleza.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Quinta dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus perseguido de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que sentistes vendo como caiam os ídolos do Egito. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da gula, adornado da temperança, e enriquecido com o dom da ciência.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Sexta dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao saberdes que reinava Arquelau em lugar de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que experimentou vosso coração em poder estar seguro em Nazaré. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da inveja, adornado da caridade, e enriquecido com o dom da piedade.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Sétima dor
Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes por terdes perdido a Jesus, ainda que sem culpa; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes quando O achastes no templo. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da preguiça, adornado da diligência e enriquecido com o dom do temor de Deus.
Pai-Nosso e Ave Maria.
Oração a São José
Ó glorioso Patriarca São José, animado de uma fé viva, chego ao vosso trono de glória, em que firmíssimamente Deus vos colocou pelos méritos de Jesus e de Maria, por vossos especiais méritos e virtudes. Eu vos peço que me alcanceis a graça de livrar-me dos sete pecados capitais, e que fique firme e constante nas virtudes a eles contrárias, e adornado dos sete dons do Espírito Santo, e que ame com fervor a Jesus e a Maria. E para mais obrigar vosso compassivo coração, lembro-vos as sete maiores dores.
(Fonte: Cleofas)