Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Meditações Diárias

Diversas obras de Meditações Diárias para todos os dias do ano, a fim de buscarmos crescer em nossa Espiritualidade e intimidade com Deus.

Meditações Diárias

Diversas obras de Meditações Diárias para todos os dias do ano, a fim de buscarmos crescer em nossa Espiritualidade e intimidade com Deus.

Caracteres da Sabedoria Cristã

Meditação para o Vigésimo Quinta Sábado depois de Pentecostes. Caracteres da Sabedoria Cristã

Meditação para a Vigésima Quarta Sexta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Depois de termos visto a natureza e excelência da sabedoria cristã, meditaremos sobre os seus sinais ou caracteres, e veremos: 1.° O que ela é em si; 2.° O que ela é em suas relações com o próximo. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De pedirmos muitas vezes a Deus a sabedoria cristã, e de nos examinarmos a nós mesmos com frequência durante o dia, para ver se as nossas obras, palavras e sentimentos, tem os seus, caracteres; 2.° De nos conservarmos nesse espírito habitual de recolhimento, fora do qual não reside a verdadeira sabedoria. O nosso ramalhete espiritual será a invocação a Santíssima Virgem como assento ou trono da verdadeira sabedoria:

"Virgem, prudentíssima, trono da sabedoria, rogai por nós" - Virgo prudentissima, sedes sapientiae, ora pro nobis

Sabedoria Cristã

Meditação para a Vigésima Quinta Sexta-feira depois de Pentecostes. Sabedoria Cristã

Meditação para a Vigésima Quarta Sexta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Depois de termos visto a falsidade da sabedoria do mundo, meditaremos sobre a sabedoria cristã, e veremos: 1.° Em que consiste; 2.° Qual é a sua excelência. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De olharmos em todas as coisas a nossa salvação como o supremo fim a que devemos referir tudo; 2.° De evitarmos com cuidado o que poderia expô-la a perigo. O nosso ramalhete espiritual será a súplica de Salomão:

"Dai-me, Senhor, aquela sabedoria, que está ao pé de vós no vosso trono, para que esteja comigo e comigo trabalhe" - Da mihi (Domine) sedium tuarum assistricem sapientiam... ut mecum sit et mecum aboret (Sb 9, 10)

Sabedoria do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Quinta-feira depois de Pentecostes. Sabedoria do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Quinta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Meditaremos sobre a falsa sabedoria do mondo, e veremos: 1.º Quanto ela é digna de reprovação; 2.° Quanto efetivamente Deus a reprova. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De deixarmos o mundo obrar, dizer e pensar o que quiser, e de seguirmos a Jesus Cristo como a única verdadeira sabedoria; 2.° De consultarmos muitas vezes este adorável Salvador, rogando-Lhe que nos esclareça a respeito de tudo o que devemos pensar, dizer ou obrar. O nosso ramalhete espiritual será o anátema que Deus proferiu contra a falsa sabedoria do mundo:

"Destruirei a sabedoria dos sábios e reprovarei a prudência dos prudentes" - Perdam sapientiam sapientium, et prudentiam prudentium reprobabo (1Cor 1, 19)

Caminho do Mundo e caminho de Jesus Cristo

Meditação para a Vigésima Quarta Quarta-feira depois de Pentecostes. Caminho do Mundo e caminho de Jesus Cristo

Meditação para a Vigésima Quarta Quarta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Com um espírito e máximas tão contrárias, como o temos meditado, e evidente que Jesus Cristo e o mundo deve seguir caminhos diferentes. Consideraremos: 1.° Em que diferem estes dois caminhos; 2.° Que o caminho de Jesus Cristo é o único que deve seguir todo o cristão. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De perguntarmos a nós mesmo muitas vezes:

"Como obraria Jesus Cristo?"

A fim de obrar do mesmo modo; 2.° De Lhe protestarmos frequentes vezes que queremos, como Ele, desprezar a ambição, o desejo de juntar riquezas e de gozar, e ter, a seu exemplo, uma vida sempre modesta e sem afetação. O nosso ramalhete espiritual será a palavra que Nosso Senhor dizia dos homens mundanos:

"Deixai-os seguir o seu caminho: cegos são" - Sinite illos: coeci sunt (Mt 15, 11)

Máximas do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Terça-feira depois de Pentecostes. Máximas do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Terça-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Como o espírito do mundo, sobre que meditamos esta manhã, expõe máximas que passam por axiomas incontestáveis, consideraremos na nossa oração: 1.º Quão falsas são estas máximas; 2.° Que todo o cristão deve preferir-lhes e amar as máximas de Jesus Cristo. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De não nos importarmos com as máximas do mundo; 2.º De termos sempre por norma do nosso proceder as máximas de Jesus Cristo. O nosso ramalhete espiritual será a palavra do Evangelho:

"Um só é o vosso mestre, Jesus Cristo" - Magister vester unus est, Christus (Mt 23, 10)

Espírito do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Segunda-feira depois de Pentecostes. Espírito do Mundo

Meditação para a Vigésima Quarta Segunda-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Continuaremos a meditar sobre o mundo, e veremos: 1.° O quanto o espírito do mundo é oposto ao espírito de Jesus Cristo; 2.° Que não se pode ser cristão, sem que se renuncie ao espírito do mundo e se abrace o espírito de Jesus Cristo. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De conformar as nossas ações, bem como todos os nossos sentimentos, com o espírito de Jesus Cristo, perguntando-Lhe muitas vezes o que pensaria no nosso lugar; 2.° De não nos importarmos com os juízos do mundo, e de tomarmos por divisa:

Fazer bem, e deixar falar

O nosso ramalhete espiritual será a palavra de São Paulo:

"Não vos conformeis com este século" - Nolite conformari huic saeculo (Rm 12, 2)

O fim do Mundo

Meditação para o 24º Domingo depois do Pentecostes. O fim do Mundo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 24, 15-

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulo: 15«Por isso, quando virdes a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo, - o que lê, entenda - 16então, os que se encontrarem na Judeia fujam para os montes; 17aquele que estiver no terraço não desça para tirar as coisas de sua casa; 18e o que se encontrar no campo não volte atrás para buscar a capa. 19Ai das que estiverem grávidas e das que andarem amamentando nesses dias! 20Rezai para que a vossa fuga não se verifique no Inverno ou em dia de sábado, 21pois nessa altura a aflição será tão grande como nunca se viu desde o princípio do mundo até ao presente, nem jamais se verá. 22E, se não fossem abreviados esses dias, criatura alguma se poderia salvar; mas, por causa dos eleitos, esses dias serão reduzidos.» 23«Então, se vierem dizer-vos: ‘Aqui está o Messias’, ou ‘Ali está Ele’, não acrediteis; 24porque hão-de surgir falsos messias e falsos profetas, que farão grandes milagres e prodígios, a ponto de desencaminharem, se possível, até os eleitos. 25Olhai que já vos preveni. 26Por isso, se vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não saiais; ‘Ei-lo no interior da casa’, não acrediteis. 27Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até ao Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem. 28Onde houver um cadáver, aí se juntarão os abutres.» 29«Logo após a aflição daqueles dias, o Sol irá escurecer-se, a Lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. 30Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. 31Ele enviará os seus anjos, com uma trombeta altissonante, para reunir os seus eleitos desde os quatro ventos, de um extremo ao outro do céu.» 32«Aprendei da comparação tirada da figueira: quando os seus ramos se tornam tenros e as folhas começam a despontar, sabeis que o Verão está próximo. 33Assim também, quando virdes tudo isto, ficai sabendo que Ele está próximo, à porta. 34Em verdade vos digo: Esta geração não passará sem que tudo isto aconteça. 35O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar.»

O que se deve fazer para Conservar a Castidade

Meditação para o Vigésimo Terceiro Sábado depois de Pentecostes. O que se deve fazer para Conservar a Castidade

Meditação para o Vigésimo Terceiro Sábado depois de Pentecostes

SUMARIO

Depois de termos visto o que devemos evitar para adquirir ou conservar a castidade, meditaremos sobre o que nos convém fazer; e veremos que nos convém: 1.° Ser Humildes; 2.° Frequentar os Sacramentos; 3.º Orar. — Tomaremos a resolução: 1.° De não nos fiarmos em nós mesmos e de não nos expormos a perigo; 2.° De recorrermos muitas vezes aos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia; 3.° De sermos assíduos à oração de cada manhã, e de termos uma grande devoção à Santíssima Virgem. O nosso ramalhete espiritual será o conselho de Nosso Senhor:

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação" - Vigilate et orate ut non intretis in tentationem (Mt 26, 20)

O que se deve evitar para Conservar a Castidade

Meditação para a Vigésima Terceira Sexta-feira depois de Pentecostes. O que se deve evitar para Conservar a Castidade

Meditação para a Vigésima Terceira Sexta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Depois de nos termos excitado com duas meditações a amar a castidade, meditaremos sobre o que devemos evitar para adquirir ou conservar esta virtude. Devemos evitar: 1.° A vida ociosa e sensual; 2.° As companhias e relações perigosas. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De estarmos sempre ocupados em coisas úteis, sem perder o tempo a pensar e sonhar em coisas vãs, e de adotarmos um regímen de vida contrário à vida sensual; 2.° De nos abstermos das relações sociais, que expõem a perigo e enervam o coração. O nosso ramalhete espiritual será a palavra de São Paulo:

"Temos o tesouro da castidade em um vaso de barro" - Habemus thesaurum istum in vasis factilibus (2Cor 4, 7)

Horror à Impureza

Meditação para a Vigésima Terceira Quinta-feira depois de Pentecostes. Horror à Impureza

Meditação para a Vigésima Terceira Quinta-feira depois de Pentecostes

SUMARIO

Depois de termos meditado sobre a excelência da castidade e o cuidado que devemos ter em conservá-la, consideraremos quanto é horrendo o vício contrário; e veremos: 1.° Que é infinitamente odioso a Deus; 2.° Que faz ao homem um mal incomparável. — Tomaremos depois a resolução: 1.° De nos resguardarmos de todas as ocasiões perigosas, principalmente da ociosidade e demasiada liberdade da vista; 2.° De afugentarmos a tentação, logo que ela sobrevier, não combatendo-a diretamente, mas distraindo- nos dela. O nosso ramalhete espiritual será a palavra do Apóstolo a Timóteo:

"Conserva-te a ti casto" - Teipsum castum custodi (1Tm 5, 22)