Skip to content Skip to footer

Novena a São Joaquim e Santa Ana

Ícone de São Joaquim e Santa Ana
Ícone de São Joaquim e Santa Ana

A novena a São Joaquim e Santa Ana inicia-se em 17 de julho e deve ser rezada por nove dias consecutivos, encerrando-se em 25 de julho, comemorando a festa no dia 26. Sendo o Santo casal patronos de um casamento feliz, fiel e santo, supliquemos sua intercessão pela renovação do Matrimônio Cristão e pelo fortalecimento de todas as famílias cristãs.

Como rezar esta Novena a São Joaquim e Santa Ana?

  1. Inicia-se com o Sinal da Cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;
  2. Faz-se a meditação do dia;
  3. Reza-se a oração final após a meditação;
  4. Reza-se três Ave-Marias e um Glória,
  5. Finaliza-se com o Sinal da Cruz.

Sumário da Novena

Oração final após a meditação

Amado Pai, pela vida, morte e ressurreição de Vosso Filho Unigênito, Jesus Cristo, tornamo-nos Vossos filhos e filhas adotivos. Pelo Batismo, somos agora membros do Corpo de Cristo, a Igreja. Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, ensinou-nos que todo aquele que fizer a vontade de seu Pai, que está nos Céus, é seu irmão e irmã e mãe. Agradecemo-Vos, porque essa promessa inclui a cada um de nós. Como membros da família de Jesus, voltamo-nos a Vós em oração. Em Jesus, estamos unidos numa comunhão de amor que é mais forte do que a morte, junto com todos os santos, a grande nuvem de testemunhas de que fala a Bíblia. Morreram antes de nós, marcados com o sinal da redenção, e tendo vivido suas vidas pela fé (Hb 12,1). Suas santas vidas nos inspiram. Também oram por nós do lugar onde estão, em Vossa comunhão de amor. Nessa comunhão de amor estão os pais de Maria, a Mãe do Senhor, Joaquim e Ana. Eles são um sinal e um símbolo da beleza do amor conjugal. São também os avós maternos de Jesus.

Ó bons pais da Bem-aventurada Virgem Maria, avós de nosso Salvador, Jesus Cristo, quando a vida parecer infecunda, ajudai-nos a confiar na misericórdia de Deus e a darmos frutos. Quando estivermos confusos, ajudai-nos a encontrar o caminho de volta a Deus. Quando estivermos perdidos no deserto, conduzi-nos de volta àqueles a quem Deus nos mandou amar.

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!

Reza-se três Ave-Marias e um Glória

Meditação para o 1° dia da Novena

Santa Ana foi chamada por Deus para ser a mãe da Virgem Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, e, portanto, a natureza não se antepôs ao florescimento da graça. A natureza permaneceu estéril, até que a graça deu o seu fruto. Aquela que havia de nascer deveria ser uma filha primogênita, pois seria a mãe do primogênito de toda a criação, Jesus Cristo, em quem todas as coisas são renovadas e conservadas.

Santa Ana, mãe da Mãe do Senhor, rogai por todas as mães cristãs e por todas as mães grávidas!

Ir para a oração final

Meditação para o 2° dia da Novena

Joaquim e Ana, que abençoado casal vós sois! Toda a criação esta em divida convosco, pois vossas mãos ofereceram ao Criador uma dádiva que supera todas as dádivas! Uma mãe casta, a única digna d’Ele. O amor de um pelo outro, arraigado e fundado em vosso amor pelo Senhor, gerou como fruto uma filha chamada Maria, que havia de se tornar a Mãe do Senhor Jesus Cristo.

São Joaquim e Santa Ana, patronos do matrimônio santo, rogai por nós, casais cristãos!

Ir para a oração final

Meditação para o 3° dia da Novena

Portanto, regozijai-vos, Ana, vós que éreis estéril e não conceberas filho; irrompe em brados de alegria, vós que não tínheis dado à luz. Regozijai-vos, Joaquim, porque de vossa filha nasceu um menino para nós, um filho se nos deu, cujo nome é Mensageiro de grande conselho e de salvação universal, Deus forte (Is 9,6). Essa criança é o Verbo encarnado, essa criança é Deus.

Rogai por nós, São Joaquim e Santa Ana, para que Jesus Cristo seja o centro de nosso casamento cristão e de nossa vida familiar, e para que sejamos uma verdadeira igreja doméstica.

Ir para a oração final

Meditação para o 4° dia da Novena

Joaquim e Ana, que casal abençoado e imaculado sois! Como é santo e puro o vosso amor! Quão íntima e bela aos olhos de Deus é vossa comunhão! Sereis lembrados pelo fruto que produzistes, como diz o Senhor: pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7,20). Vosso modo de vida agradou a Deus e foi digno de vossa filha. A união de vossos corpos foi fértil, e deu como fruto a mulher cujo SIM trouxe os céus a terra, e levou a terra aos céus.

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós, para que sejamos frutíferos e fiéis a nosso Senhor em nossa vida familiar, expandindo assim o reino de Deus.

Ir para a oração final

Meditação para o 5° dia da Novena

Pela vida matrimonial casta e santa que vivestes, talhastes uma joia de virgindade: Ela, que permaneceu virgem antes, durante e depois de dar à luz. Somente ela conservaria a virgindade da mente e da alma, bem como do corpo, por toda a eternidade. Foi escolhida para dar à luz o Autor da Vida.

São Joaquim e Santa Ana, rogai por todos os casais cristãos, para que vivam plenamente sua vocação cristã, no Senhor e pela Igreja.

Ir para a oração final

Meditação para o 6° dia da Novena

Joaquim e Ana, que casal casto! Que casamento feliz e que lar maravilhoso! Enquanto guardáveis a castidade prescrita pela lei da natureza, conquistastes, com o auxílio de Deus, algo que transcende a natureza, ao trazerdes ao mundo a Virgem Mãe de Deus: a mulher que havia de se tornar a Arca da Nova Aliança, o Tabernáculo do Messias do mundo.

São Joaquim e Santa Ana, rogai pela renovação da castidade matrimonial e pela fidelidade no seio da igreja doméstica, que são as famílias cristãs, bem como em toda a Igreja de Jesus Cristo.

Ir para a oração final

Meditação para o 7° dia da Novena

Joaquim e Ana, enquanto leváveis uma vida santa e devota em vossa natureza humana, destes à luz uma filha mais nobre do que os anjos, que a têm agora por Rainha. Esta moça de radical beleza e doçura, filha de Adão e mãe de Deus, bem-aventurado o ventre donde vieste!

Joaquim e Ana, rogai pelos casais cristãos, para que vivam sua vocação como um santo chamado, fazendo dela um caminho de santidade e estrada para os céus.

Ir para a oração final

Meditação para o 8° dia da Novena

Filha de Joaquim e Ana, Maria, bem-aventurados os braços que vos carregaram, e bem-aventurados os lábios de vossos pais, que cobristes com castos beijos, sempre conservando a virgindade. Toda a terra regozije-se em Deus! Cante, exulte e entoe hinos! Levantai vossa voz, levantai-a e não tenhais medo!

Santa Maria, Mãe do Senhor e filha de Joaquim e Ana, rogai por nós!

Ir para a oração final

Meditação para o 9° dia da Novena

Joaquim e Ana, ensinastes pelo exemplo qual é o papel vital dos avós – bem como a bela vocação do amor conjugal e da vida familiar estendida. Ajudai-nos a nós, vocacionados para a vida familiar cristã, para que sejamos uma vibrante testemunha profética do amoroso plano de Deus para as famílias: que sejam a igreja doméstica no lar, célula primeira do Corpo de Cristo.
Por vossa intercessão junto ao Senhor, obtende para nós a graça de viver nossa vocação de casais cristãos.

Ir para a oração final

Voltar para a página de Novenas Católicas

Leave a comment