Skip to content Skip to footer

Jesus Perdido e Achado no Templo

Meditação para a Quarta-feira da 5ª Semana depois da Epifania. Jesus Perdido e Achado no Templo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 40-52

Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

Jesus entre os doutores – Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura.

Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas.

Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?»

Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse.

Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Meditação para a Quarta-feira da 5ª Semana depois da Epifania

SUMARIO

Meditaremos:

1.° O mistério do Menino Jesus perdido em Jerusalém;

2.° A solicitude com que Maria e José O buscavam;

3.° A felicidade com que O acharam.

— Tomaremos depois a resolução:

1.° De servirmos a Deus nas consumições e nos desamparos, como na consolação;

2.° De voltarmos para Jesus Cristo, logo que conhecermos que a distração nos separou dEle, e de O conservarmos pelo recolhimento de espírito e pela oração, quando O tivermos achado.

O nosso ramalhete espiritual será a palavra da Imitação:

“Se em tudo buscardes a Jesus, achá-lO-ei certamente” – Si quaeris in omnibus Jesum, invenies utique Jesum (II Imitação 8, 3)

Meditação para o Dia

Adoremos o Menino Jesus separando-Se por três dias de Maria e de José. Respeitemos as secretas razões desta separação; roguemos-Lhe que faça com que as compreendamos e sirvam para o nosso ensino.

PRIMEIRO PONTO

Mistério de Jesus perdido em Jerusalém

Logo depois da festa da Páscoa, Maria e José voltaram para Nazaré, levando consigo o Menino Jesus; mas por uma amável condescendência, deixando-O com os da comitiva para que gozassem da Sua companhia e conversação. Foi, pois, facílimo a Jesus separar-Se deles e voltar a Jerusalém, sem que o soubessem. De tarde, chegados que foram ao lugar, onde haviam de passar a noite, buscam-O; perguntam por Ele a todos, e não podem achá-lO.

Ó Jesus, porque Vos escondeis assim de Vossos prezados Pais? — Ouçamos a sua resposta no fundo do nosso coração.

— Jesus nos dirá, que é para nos ensinar que muitos O perdem, ou perdem o sentimento de Sua presença, ora cometendo o pecado mortal ou venial, relaxando-se ou entibiando-se, não cumprindo os seus exercícios espirituais, ora descuidando-se de fazer bem cada coisa ou de se conservar recolhidos dentro em si, não vigiando sobre os seus pensamentos, as suas palavras e as suas vistas; mas também o exemplo desses santos, pois, nos dirá, que se pode perdê-lO sem nenhuma culpa pessoal.

É verdade, que muitas vezes Deus envia ou permite as consumições, os desamparos e os desgostos que O ocultam à alma, seja para nos conservar na humildade, nos obrigar a adquirir mais méritos, consolidar a nossa virtude, acostumar-nos à paciência, à resignação, à conformidade com a vontade divina; seja para nos incitar a buscá-lO com mais fervor, a conservá-lO com mais cuidado, a gozá-lO com mais delícias. Porque o que se tem buscado mais e o que custou mais a achar, estima-se mais, conserva-se com mais cuidado, depois que se achou, e tem-se mais prazer em o possuir.

Examinemos se não temos perdido muitas vezes Jesus por nossa culpa, e tendo-O perdido sem nossa culpa, se aceitamos estas provas, sem nos desanimarmos.

SEGUNDO PONTO

Solicitude com que Maria e José buscam a Jesus

Maria e José, tendo-se certificado da ausência de Jesus, dirigiram-se de novo a Jerusalém, logo que nasceu a aurora, informando-se, pelo caminho, se haviam visto o menino que eles buscavam. Logo que chegaram a Jerusalém, vão perguntar por Ele aos seus parentes e conhecidos; e não O acham. Todo o dia se passa assim em buscas inúteis. Ah! Não é no mundo que a alma acha Jesus, depois de O perder.

Ao terceiro dia, eles vão procurá-lO no templo. É ali realmente que Ele está. Acham-O sentado no meio dos doutores (1). Que diferença entre o procedimento de Maria e o nosso! Maria está consternada com a perda de Jesus; e nós pouco caso fazemos dela, não pensamos sequer nela. Maria não descansa sem que O ache; e nós não O buscamos, depois de O termos perdido. Seria necessário então cumprir mais fielmente todos os nossos deveres, orar mais e chamar Jesus a nós com todos os suspiros do nosso coração; e longe de O buscar assim, afastamo-lO ainda mais, entibiando-nos, deixando os nossos exercícios espirituais. Oramos menos ou oramos mal, com menos ânimo, menos confiança, menos desejos de sermos atendidos. Não é este o nosso caso?

TERCEIRO PONTO

Felicidade de Maria e José achando Jesus

Ter achado Jesus era para Maria e José ter achado o mais precioso de todos os tesouros, a felicidade e a vida; porque Jesus era tudo para eles. Depois que O perderam, olham o mundo como um horrível deserto (2). Mas logo que acham Jesus, voltou a felicidade, e uma felicidade completa: nada mais a desejar. É o paraíso na terra (3).

É assim que apreciamos a felicidade de possuir Jesus? Jesus é tudo para nós; estimamos pouco tudo sem Jesus? Prezamos só Jesus, ainda quando tudo o mais nos falte?

Consultemos o nosso coração, e não nos iludamos.

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Sedentem in medio doctorum (Lc 2, 46)

(2) Esse sine Jesu gravis est infernus (II Imitação 8, 2)

(3) Ecce cum Jesu dulcis est paradisus (II Imitação 8, 2)

Voltar para o Índice do Tomo I das Meditações Diárias de Mons. Hamon

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 280-283)