Skip to content Skip to footer

Jesus no meio dos Doutores

Meditação para a Quinta-feira da 5ª Semana depois da Epifania. Jesus no meio dos Doutores

Meditação para a Quinta-feira da 5ª Semana depois da Epifania

SUMARIO

Voltaremos hoje ao templo de Jerusalém, onde deixamos no dia anterior o Menino Jesus, e O consideraremos:

1.° Nas Suas relações com os doutores da lei;

2.° Nas Suas relações com Seus Pais;

— Tomaremos, depois a resolução:

1.° De observarmos sempre uma perfeita modéstia, quando falarmos ou tratarmos com o próximo;

2.° De antepormos sempre os interesses de Deus e os de Seu serviço a qualquer outra consideração.

O nosso ramalhete espiritual será a palavra do Evangelho:

“Deus primeiro que tudo” – Quaerit primum regnum Dei (Mt 4, 33)

Meditação para o Dia

Adoremos o Menino Jesus sentado humildemente no banco dos discípulos, no meio dos doutores (1). Admiremos essa humildade da sabedoria eterna do Mestre de toda a ciência e de toda a luz, ouvindo e fazendo perguntas a simples homens; envergonhemo-nos da nossa presunção e insuficiência.

PRIMEIRO PONTO

O Menino Jesus no templo, nas Suas relações com os doutores da lei

1.° Jesus ouve-os (2): ninguém certamente podia ensinar-Lhe coisa alguma, nem falar melhor do que Ele. Mas o Seu silêncio era uma grande lição que Ele queria dar-nos. Queria ensinar-nos primeiro que tudo a calar-nos; arrependemo-nos muitas vezes de ter falado, e raras vezes de nos termos calado: depois a não aparentar em sociedade uma suficiência que a modéstia desaprova; a não interromper os que falam, a ouvir os outros mostrando interesse em instruir-nos, se não sabemos o que dizem, em instruir-nos ainda melhor, se já o sabemos; porque há sempre proveito em ouvir, sem meter na conta que com isso temos a felicidade de não contristar aquele que fala, e de dar à nossa ciência o seu mais belo realce, que é a modéstia.

2.° Jesus, faz perguntas aos doutores (3), não porque ignorasse alguma coisa, mas porque queria ensinar-nos que a verdade é uma herança que se transmite do Pai ao filho, do mestre ao discípulo (4); que querermos ser o nosso próprio mestre, sem conselho e sem guia, é perdermos o caminho da instrução; que o que Deus manda é, que sejamos ensinados por outros homens, como outrora Davi por Natan e Gad, Moisés pelos conselhos dos anciãos, Saul por Ananias; que a nossa vaidade é extremamente grande, o nosso saber extremamente pequeno, se não vemos que ignoramos muitas coisas, e que é um louco orgulho preferir não nos instruirmos, fazendo perguntas aos mais doutos, a revelar a nossa ignorância, fazendo-as; que finalmente, consultando, evitamos muitas faltas, esquivamo-nos a muitos arrependimentos, e que é sempre prudente juntar a ciência dos outros à nossa própria ciência.

3.° Depois que o Menino Jesus fez perguntas aos doutores da lei, estes, por seu turno, faziam-lhas; e Ele respondia-lhes com uma modéstia e sabedoria que enchia de admiração todos os que O ouviam. Dá-nos talvez vontade de invejar a felicidade destes ouvintes, mas lembremo-nos que Jesus Cristo nos fala pelo Seu Evangelho, por todos os ensinos dos Seus ministros, pelas Suas santas inspirações.

Ouçamos, admiremos, e pratiquemos.

SEGUNDO PONTO

O menino Jesus no templo, nas Suas relações com Seus Pais

Maria, tendo reconhecido Jesus no meio dos doutores da lei, chega-se logo a Ele, e diz-Lhe, não por modo de repreensão, mas por um sentimento de admiração e espanto:

Filho, porque usaste assim conosco?

Ela não diz: comigo, mas: conosco, porque a verdadeira caridade confunde num interesse comum a aflição dos outros e a sua própria. Não descreve a sua aflição, mas diz simplesmente: Porque usaste assim? Expressão geral que encerra todo o excesso da sua dor. Teu pai e eu, acrescenta ela, te andávamos buscando. Ela não diz: eu e teu pai, mas: teu pai e eu, palavras de humildade, em que se coloca em segundo lugar, e em que se faz passar por uma mãe ordinária.

A estas palavras tão cheias de simplicidade, Jesus responde: Para que me buscáveis entre os parentes e amigos, e não antes no templo, que é a casa de meu Pai?

Não sabeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?

Resposta mais admirável ainda do que a queixa, porque:

1.º Ela dá ocasião a Maria para nos ensinar com o seu exemplo a sofrer em silêncio uma repreensão, até não merecida;

2.º Revela-nos que Jesus Cristo é mais do que um homem, e que tem a Deus por Pai;

3.º Ensina-nos que devemos antepor o serviço de Deus à afeição para com os pais, aos interesses de família, e empregar-nos nele do modo, no tempo e lugar, que lhe aprouver;

4.º Que o lugar de uma alma cristã é muito mais no templo para orar, meditar e ouvir a lei do Senhor, do que nas assembleias e rodas de gente que não poderiam senão distrair-nos e corromper-nos. Quantos ensinos nas palavras tão simples do Menino Jesus!

Meditemo-las, e conformemos com elas o nosso procedimento.

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Sedentem in medio doctorum (Lc 2, 46)

(2) Audientem illos (Lc 2, 46)

(3) Interrogantem eos (Lc 2, 46)

(4) Interroga… majores tuos, et dicent tibi (Dt 32, 7)

Voltar para o Índice do Tomo I das Meditações Diárias de Mons. Hamon

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 283-286)