Skip to content Skip to footer

Devemos ver Jesus em tudo

Meditação para a Quinta-feira da 2ª Semana depois da Epifania. Devemos ver Jesus em tudo

Meditação para a Quinta-feira da 2ª Semana depois da Epifania

SUMARIO

Meditaremos outra palavra de São Paulo: depois de ter dito que Jesus Cristo é tudo, acrescenta que «em tudo» (1); e esta palavra nos ensinará a ver Jesus Cristo:

1.° Em todas as pessoas;

2.° Em todas as coisas;

3.° Em todas as nossas ações.

— Tomaremos depois a resolução:

1.° De tratarmos o próximo com tanta caridade como se fosse o mesmo Jesus Cristo;

2.° De vermos e honrarmos Jesus Cristo em todas as coisas e em todas as nossas ações.

O nosso ramalhete espiritual será a palavra, objeto da nossa meditação:

Jesus Cristo em tudo

Meditação para o Dia

Adoremos o Espírito Santo mostrando-nos Jesus Cristo em tudo (2). Tem-se dito muitas vezes que uma palavra de Deus vale mais do que todos os discursos dos homens, e é aqui, efetivamente, que esta palavra é verdadeira: ela mostra-nos Jesus Cristo vivendo e obrando em tudo, dispondo e dirigindo todos os acontecimentos, presidindo a todas as nossas ações, e apresentando-Se-nos como o nosso modelo. Oh! Quão adorável e amável é Jesus em tudo! Tributemos-Lhe os nossos respeitos em união com os vinte e quatro anciãos do Apocalipse:

“Graças vos damos, Senhor Deus todo poderoso, que sois e que éreis e que sereis, por haverdes recebido o vosso grande poder e entrado no vosso reino” – Gratias agimus tibi, Domine Deus omnipotens, qui es, et qui eras, et qui venturus es: quia accepisti virtutem tuam magnam, et regnasti (Ap 11, 17)

PRIMEIRO PONTO

A fé ensina-nos a ver Jesus Cristo em todas as pessoas (3)

Ela mostra-no-lo nos superiores: “O que a vós ouve, a mim ouve; o que a vós despreza, a mim despreza” (4), diz este divino Salvador. “Aquele que resiste à potestade, resiste à ordenação de Deus” (5), diz São Paulo. Ela mostra-no-lo nos que tem a seu cargo instruir-nos. “Nós fazemos o ofício de embaixadores em nome de Cristo, como que Deus vos admoesta por nós outros” (6), dizia o mesmo Apóstolo. Ela mostra-no-lo nos ministros dos sacramentos. É Jesus Cristo que batiza pelas mãos deles (7), que absolve pela sua boca, consagra pelo seu ministério. “Reputo como feito a mim tudo o que se faz a um dos meus irmãos mais pequeninos” (8); aos enfermos, aos hospedes, aos presos, e a todos os que padecem. “Estava enfermo, e visitastes-me; era hospede, e recolhestes-me; estava nu, e cobristes-me; estava no cárcere, e viestes ver-me” (9). Finalmente, em todos os homens sem excepção, ela mostra-nos membros do Salvador; Ele vive neles, eles são os seus templos (10). Se esta doutrina fosse bem compreendida, quanto se amariam uns aos outros! Quanto se respeitariam! Não haveria já pendências e altercações, nem palavras ofensivas e maledicências; mas sempre e por toda a parte a caridade com os seus bons ofícios, as suas delicadas atenções.

Examinemos aqui a nossa consciência; imploremos perdão para o passado, e tomemos resoluções para o futuro.

SEGUNDO PONTO

A fé ensina-nos a ver Jesus Cristo em todas as coisas

Ela mostra-no-lo no nosso corpo: é Ele que o move a nosso sabor; no ar, que respiramos, é Ele que o prepara na conveniente medida; no sol, é Ele que nos envia a sua aprazível luz; nas flores do campo, nas belezas da natureza, na magnificência dos céus, é Ele que fez todas estas maravilhas para aformosear o nosso desterro; na terra, é Ele que a fecunda; na água, é Ele que nos refrigera com ela; no fogo, é Ele que com a Sua chama nos aquece; nos animais, é Ele que por eles nos sustenta, nos veste, nos recreia e nos presta mil serviços; na chuva, é Ele que a derrama segundo as necessidades da terra; na sucessão dos dias e das estações, é Ele que os dispõe com tão perfeita regularidade; na comida, é Ele que a subministra a tudo o que respira, no-la prepara e no-la serve pelos Seus membros, os demais homens empregados no nosso serviço; finalmente, em todos os acontecimentos, é Ele que os dispõe para o nosso bem com tanto cuidado, que nada sucede senão por Ele, nem sequer a queda de um dos nossos cabelos; com tanta assiduidade que, ainda quando dormimos, vela à nossa cabeceira; com tanta bondade, que tem cuidado de nós (11). Se os acontecimentos são propícios, é a Sua bondade que poupa a nossa fraqueza; se são adversos, é ainda o Seu amor que, para a nossa salvação, nos faz levar a cruz com Ele. Enfim, suceda o que suceder, os homens não são mais do que os Seus instrumentos; Ele é o supremo Senhor, que dirige tudo para o nosso maior bem.

Em uma ordem de coisas mais elevadas, concede-nos os Seus anjos para nos guardarem, os Seus Apóstolos para nos instruírem, os Seus mártires para nos protegerem, os Seus santos para nos edificarem, os Seus Sacramentos para nos unirem com Ele, o Seu espírito para nos animar, a Sua Igreja para nos guiar, e as Suas graças para irmos, como o braço da Sua misericórdia, buscar por toda a parte pecadores para converter, tíbios para afervorar, justos para santificar (12). Oh! Quão amável é Jesus, e quão ingratos somos!

TERCEIRO PONTO

A fé ensina-nos a ver Jesus Cristo em todas as nossas ações

Se nos levantarmos de manhã, Ele é o sol de justiça que devemos saudar, quando acordamos; se nos vestimos, Ele é o vestido com que devemos cobrir-nos (13). Se oramos, deve ser nEle e com Ele; se lemos, Ele é a verdade, que devemos adorar oculta sob a aparência exterior das letras; se nos recreamos, Ele comprou-nos à custa do Seu sangue este recreio, de que os nossos pecados nos haviam tornado indignos; se andamos, é na Sua companhia, pois que, enquanto Deus, está presente em toda a parte; se dormimos, é no Seu seio e como nos Seus braços (14). Finalmente, tudo o que fizermos ou dissermos, devemos fazê-lo ou dizê-lo em Seu nome, por amor dEle e com o intuito de Lhe agradar (15)

Resoluções e ramalhete espiritual como acima

Referências:

(1) Omnia et in omnibus Christus (Cl 3, 11)

(2) In omnibus Christus (Cl 3, 11)

(3) In omnibus Christus (Cl 3, 11)

(4) Qui vos audit, me audit; et qui vos spernit, me spernit (Lc 10, 16)

(5) Qui resistit potestati, Dei ordinationi resistit (Rm 13, 2)

(6) Pro Christo legatione fungimur, tanquam Deo exhortante per nos (2Cor 5, 20)

(7) Hic est qui baptisat (Jo 1, 33)

(8) Quamdiu fecistis uni ex his minimis, mihi fecistis (Mt 25, 40)

(9) Hospes eram, et collegistis me; nudus, et cooperuistis me; infirmus, et visitastis me; in carcere eram, et venistis ad me (Mt 25, 35ss)

(10) Vos estis templum Dei vivi… Inhabitabo in illis (2Cor 6, 16)

(11) Dominus sollicitus est mei (Sl 39, 17)

(12) In omnibus Christus (Cl 3, 11)

(13) Induimini Dominum Jesum Christum (Rm 13, 14)

(14) In idipsum dormiam, et requiescam (Sl 4, 9)

(15) Omne quodcumque facitis in verbo aut in opere, omnia in nomine Domine Jesu Christu (Cl 3, 17)

Voltar para o Índice do Tomo I das Meditações Diárias de Mons. Hamon

(HAMON, Monsenhor André Jean Marie. Meditações para todos os dias do ano: Para uso dos Sacerdotes, Religiosos e dos Fiéis. Livraria Chardron, de Lélo & Irmão – Porto, 1904, Tomo I, p. 214-218)