Meditação para Dia 10 de Fevereiro

1. a) Jesus, para honrar seu Pai, não tinha nenhuma necessidade de ir ao templo de Jerusalém. Tinha, porém, a peito, dizer-te por seu exemplo que não desprezasses nenhum exercício de religião, pelo que fez, a pé, uma viagem de 30 léguas, mais ou menos. Qual é o teu zelo e quais os teus sacrifícios no serviço de Deus?

b) Chegado ao templo, Jesus ali passou não só 8 dias, quanto durou a festa da Páscoa, mas ainda os 3 dias seguintes e lá se demoraria mais, se não viessem buscá-lo. quais as tuas disposições na casa de Deus e durante a oração? Cinco minutos te parecem meia hora? Sinal que não estás a vontade.

2. a) Jesus foi ao templo em companhia de seus Pais. São José costumava ir todos os anos, cumprindo a lei fielmente. A virtude consiste não em boas obras, que uma ou outra vez se fazem, mas no constante exercício delas. Tens a virtude?Ou começas algum bem para desistir já amanhã ou na primeira dificuldade?

b) A lei só obrigava os homens a visitar o templo. Não obstante, a Santíssima Virgem foi também. Bastava-lhe a convicção de que se tratava duma obra agradável a Deus. Fazes só o indispensável ou és generoso para com Deus, como Ele o é para contigo?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 55)