Meditação para Dia 17 de Março

1. a)Vigiai e orai, para que não entreis em tentação“. Jesus, aflito até à morte, censura seus apóstolos. Com quanto amor, porém, e com quanta mansidão! Procedes assim? Censuras por aversão, ou por dever?

b) Dos apóstolos, que, calados e humildes, aceitaram a merecida censura, aprende o que fazer em caso semelhante. Se fores censurado sem o mereceres, lembra-te que muitas vezes foste culpado, e não sofreste censura. Não será teu amor a Deus capaz de sofrer calado, ou, ao menos, de justificar-te calmamente, sem ofender?

2. a) A vigilância e a oração são meios mais eficazes para contrabalançar o efeito das tentações. A vigilância faz evitar muito o que poderia prejudicar-te gravemente. A oração te fará forte, onde por tua natureza jamais o serias.

b)Dormi quanto antes e repousai“. Estas palavras são, na frase de São Crisóstomo, não uma permissão e sim uma censura. Não se tendo preparado os apóstolos para a hora da tentação, não podiam resistir. Se isto acontece aos santos apóstolos, o que será de ti, fraco, se deixares de vigiar e de orar?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 91)