Meditação para Dia 05 de Março

1. E suscitou-se entre eles a questão sobre qual deles se devia reputar o maior“. Que inconstância! Apenas os apóstolos souberam da triste sorte de seu divino Mestre, com ingratidão deplorável falam da sucessão. Uma virtude, que mostra tão pouca firmeza, não é sólida. Não confies em ti, se até os apóstolos se mostraram tão fracos. Seu Mestre era o mais humilde. Esquecendo, porém, seus preceitos, querem saber quem devia ser reputado o maior, não quem realmente perante deus o era. Queres também tu sobressair aos outros? Com prejuízo para tua alma? Que te adiantará na eternidade?

2. a)O que entre vós é maior, faça-se como o menor; e o que governa seja o que serve“. Se sabes ou possuis alguma coisa, humilha-te; Jesus, o Mestre, que possuía e sabia mais, te precedeu com seu exemplo. Quanto mais alta uma posição, maior humildade é necessária. De ti nada tens, Deus é o proprietário a quem tudo terás de restituir.

b)Quem se humilha, será exaltado“. Verificou-se isso com Jesus; verificar-se-á em todos os que o seguirem. Quererás trocar a glória eterna pela glória passageira deste mundo?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 79)