Meditação para o Dia 09 de Outubro

1. Se o teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o de ti; pois melhor é perderes um de teus membros do que ser todo o corpo arrojado no inferno“. Ainda que uma ocasião de pecado te fosse tão cara e apreciada como os olhos, Jesus exige evitá-la, sacrificando tudo para não perder a alma. Os olhos, frequentemente, podem ser ocasião de pecados, pois são as janelas da alma, pelas quais, quando não guardadas, entra facilmente a morte. Um único olhar fez cair em vergonhosos e gravíssimos crimes a Davi, aliás homem santo! A ti não fez cair nunca?

2. a) E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e lança-a longe de ti“. Também por estas palavras Jesus não exigiu cortar fisicamente as mãos, e sim cortar, isto é, evitar as ocasiões do pecado. A mão simboliza as ações; quantas já fizeste contra Deus, teu Pai!

b) E se o pé te escandaliza, corta-o“. O pé simboliza os lugares e as pessoas que não podes visitar sem prejuízo para tua alma. Se já o passado te acusa, tencionas ofender teu Deus de novo no futuro? Acaso ainda não sofreu bastante por ti?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 297)