Meditação para o Dia 09 de Novembro

1. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si próprio”. Ninguém é forçado, mas também ninguém é excluído de seguir a Jesus. Para segui-Lo de fato, é necessário querer seriamente; o mero desejo é de todo insuficiente. Deves renunciar não só às coisas ilícitas e perigosas, mas também ao próprio juízo, às desordenadas inclinações e à própria vontade. É este o primeiro passo para a perfeição. Já avançaste um pouco?

2. a) “E tome a sua cruz”. Sob a palavra cruz entendem-se as contrariedades corporais e espirituais. Tomarás a cruz, se aceitares com paciência e resignação todos os sofrimentos, quer venham diretamente de Deus, quer por intermédio dos homens ou das circunstâncias. Isto não quer dizer que não possas reagir nunca, dentro de certos limites, contra uma injustiça. Deves, porém, saber que nada se faz sem que Deus o permita e reserve prêmio e castigo para mais tarde. O que não terias negado a Jesus, se tivesses estado no Calvário, não lho negues agora.

b) “E me siga”. Eis o último grau de perfeição. Jesus em tudo te precedeu. Segue como o soldado ao oficial, o filho ao pai, e continua assim até à morte.

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 328)