Meditação para o Dia 18 de Outubro

1. a) Guardai-vos dos falsos profetas“. Há profetas falsos dentro e fora de ti. São em ti a concupiscência, o amor próprio e as más inclinações que te aconselham e te levam a procurar a felicidade onde ela não existe. Fora de ti são todas as pessoas que, por palavras ou exemplos, te afastarem do bom caminho. Guarda-te delas!

b)Vêm a vós com a capa de ovelhas e por dentro são lobos rapaces“. O mau apresenta-se sob a capa de bom. Facilmente serás enganado, se não te guiares por máximas certas dadas por Cristo, teu Senhor.

2. Assim, pois, por seus frutos os conhecereis“. Quais os frutos que colheste da concupiscência, do amor próprio, as más inclinações e da companhia de outros que te afastaram de Deus?

“Toda árvore que não dá bom fruto, será cortada e lançada no fogo”

Não tens motivo para temer, em vista de teres produzido poucos frutos bons e talvez muito maus? O fruto não se desenvolve num dia. Frutos de boa vida nunca os terás, se sempre adiares para mias tarde vencer teu desordenado amor próprio e tua comodidade pessoal, que são outros tantos profetas falsos.

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 306)