Meditação para o Dia 09 de Junho

1. O Dom da Piedade produz na alma um afeto todo filial a Deus. Amar a Deus é o desejo de todo aquele que tem este dom, e quanto mais O amar, mais ainda quererá amá-Lo. Ao caíres em culpa, este dom faz com que tua alma não se perturbe, mas que te lances, arrependido e confiante, nos braços do Pai ofendido. A Piedade faz reparar a culpa com maior amor e com um procedimento melhor. No infortúnio ela faz dizer as palavras:

“Seja feita a tua vontade”

Deste dom provém grande amor a Deus, zelo por Sua glória, afeição à Igreja Triunfante e Militante, e compaixão para com a Igreja Padecente no Purgatório.

2. A Piedade vê em todos os homens irmãos e coerdeiros de Jesus. Por esse Dom o Espírito Santo dá a simplicidade dum menino para com os superiores, a cordialidade dum irmão para com os iguais, verdadeira compaixão para com todos os que padecem, acompanhada de uma terna inclinação a socorrê-los. A piedade faz suportar os defeitos dos imperfeitos e ser tudo para todos, sérios para com os que o são, alegres com os que são alegres, sem sair dos limites da modéstia. Não valerá tão sublime dom muitos pedidos ao Espírito Santo?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 175)