Meditação para Dia 21 de Março

1. Vendo o que ia suceder-lhe, disseram: Senhor, batamo-los a espada?“. São Pedro, não esperando resposta a esta pergunta dos demais apóstolos, e amando realmente a Jesus em extremo, “puxou da espada e feriu um servo do pontífice e lhe cortou a orelha direita“. Começa a imitar o zelo do apóstolo, mas não em descobrir e censurar faltas e imperfeições dos outros, e sim fazendo desaparecer as tuas próprias.
2. a)Disse, porém, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha. Não hei de beber o cálice que meu Pai me deu?“. Jesus, sempre manso e cheio de amor, dá a entender que os judeus são instrumentos da divina Justiça. Quanto proveito tirarás dos sofrimentos, ao considerá-los enviados ou, ao menos, permitidos por deus, abstraindo dos homens que os causam!

b)Tendo-lhe tocado a orelha, o sarou“. Duplo milagre, um do poder, outro da bondade de Jesus. Como tratas tu àqueles que te procuram fazer mal?

O milagre de Jesus não comoveu seus inimigos. És tu mais grato? Esqueceste de todos os milagres de poder e de amor que Deus fez em teu benefício?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 95)