Meditação para Dia 19 de Março

1. A escritura, que pouco nos refere da Santíssima Virgem, também pouco nos diz de São José. Contenta-se em chamá-lo de Justo. São José, porém, além deste, tem mais dois títulos que dispensam todos os outros: Pai nutrício de Jesus, Esposo de Maria. Nestas qualidades de São José funda-se tanto a sua dignidade e grandeza, quanto a nossa confiança. Lembra-te que, segundo a palavra de Santa Teresa, ninguém recorre a São José em vão.

2. a) Simeão tomou Jesus nos braços, mas uma só vez; São José podia fazê-lo constantemente. São João repousou no peito de Jesus; São José podia acariciá-lo com direito de pai. Maria Madalena enxugou os pés de Jesus; São José ficava sempre na companhia de seu Filho, que lhe obedecia fielmente.

b) Ainda que o menos saliente na casa de Nazaré, São José era o chefe. Aprende a obedecer a teus superiores, como Maria e Jesus obedeceram a José. Como chefe da Igreja, São José a protege. Como protetor de famílias, já a inúmeras tem socorrido. Quanto maior tua confiança em sua proteção, tanto mais te ajudará. É o pai da vida espiritual, o padroeiro da boa morte. Recorres a ele tanto, quanto na morte desejarás ter feito?

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 93)