Meditação para o Dia 04 de Agosto

1. Estarei convosco até ao fim dos séculos“. Em todos os tempos tem-se realizado esta palavra de Deus. Quando grandes eram as necessidades da Igreja, era grande também o auxílio de Deus. Assim Deus lhe enviou ao décimo terceiro século, ao lado do Serafim de Assis, o ínclito São Domingos, pai de outros inúmeros apóstolos, cujo exemplo equivalia a muitos sermões. Como Deus cuida das necessidades de toda a Igreja, assim também protege a todos, um por um. Quanto maior a tua confiança em Deus, tanto mais te socorrerá. Para longe, pois, todo o desânimo! Como procedes em horas de desgostos e de dor?

2. São Domingos exerceu o apostolado da oração e o da palavra. O apostolado da oração consiste em atrair as bênçãos do céu sobre os pecadores, para eles se converterem; sobre os males da Igreja, para repará-los; sobre as calamidades, para conjurá-las, e sobre as boas obras, para aumentar a sua prática. Este apostolado é possível a todos, e não é exposto ao excessivo amor próprio ou à vaidade, visto passar-se tudo em segredo. És um apóstolo da oração? Amas, como São Domingos, o rosário?

Também apóstolo da palavra poderás ser, dando bons conselhos e instruções, defendendo a Igreja e o próximo quando atacados, e tendo em tudo grande zelo por Deus e pelas almas.

Voltar para o Índice de Meditações Diárias do Frei Pedro Sinzig

(Sinzig, Frei Pedro. Breves Meditações para todos os Dias do Ano. 8ª Ed. Editora Vozes, 1944, p. 231)