Meditação para o Dia 04 de Janeiro

Toda santidade consiste em fazer a vontade de Deus.

“Não acreditemos, dizia Santa Teresa, que o nosso adiantamento na perfeição depende de algum meio desconhecido e extraordinário. Não, todo nosso bem consiste na conformidade da nossa vontade com a vontade de Deus” (1)

É o que assim diz Nosso Senhor no Evangelho:

“Nem todo o que Me diz: ‘Senhor! Senhor! – entrará no reino dos Céus, mas o que faz a vontade de meu Pai, que está no Céu, esse entrará no reino dos Céus'” (2)

“Fazer a vontade de Deus! Eis aí a perfeição, a santidade, a justiça”

“Quem se une à vontade de Deus, diz Santo Afonso, vive e se salva; quem dela se separa, morre e se perde” (3)

Não tenhamos ilusões sobre a perfeição cristã. Façamos o que Deus quer, resignados à Sua Santíssima Vontade. FAÇA-SE A VOSSA VONTADE! No Pai Nosso, rezamos todos os dias: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu”, não é isso um ato de resignação à Vontade de Deus? Por que mentir, rezando assim, quando tivermos o coração revoltado contra a Santíssima Vontade de Deus? Convençamo-nos de que Nosso Senhor é Pai, é o Pai das Misericórdias, Deus de Toda Consolação, e que só quer o nosso bem, a nossa salvação eterna. As cruzes que Ele nos envia são para o bem de nossa alma. Só Ele sabe o que precisamos. Não podemos compreender os seus desígnios, nem conhecer os seus caminhos. Curvemos a cabeça. Seja feita a Vossa vontade, ó Senhor!

Referências:
(1) Castelo interior 11 – Morada 1
(2) Mt 7, 21
(3) Cam. Salvação – 1 – par. med. 77

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 13)