Meditação para o Dia 26 de Fevereiro

É ainda o Anjo do Carmelo quem nos vai dar uma lição para as dificuldades da vida. Há certas almas que acham tudo difícil. Se se lhes apresenta um embaraço, abatem-se, querem vencer e não podem, querem passar sobre as dificuldades e o acham impossível… E como sofrem! Numa grave tentação e sério embaraço na vida espiritual, disse uma noviça a Santa Teresinha:

“Não posso passar por cima deste obstáculo!”


– Respondeu a Santa:

“Por que há de querer passar por cima? Passe por baixo! É próprio das almas grandes voar lá por cima das nuvens, quando cá por baixo ruge o trovão e se desencadeia a tempestade. Quanto a nós, contentemo-nos em passar por baixo, com humildade e paciência. A propósito, lembro-me disto, que me aconteceu quando era criança: um dia estava um cavalo à entrada do jardim, impedindo a passagem. Enquanto os circunstantes,com cuidado em mim, discutiam o meio de desviar o animal, eu passei sossegadamente por baixo deste. Eis aí como é bom ser pequenina e se conservar cada um no seu tamanhozinho” (1)

Com a paciência e a humildade, ficai sempre pequeninos, como as criancinhas, e, quando algum cavalo das dificuldades da vida vos ameaçar ou vos impedir a porta da paz de vossa alma, como Teresinha, depressa!… Passai por baixo!

Referências:
(1) “Conseils et souvenirs”.

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 67)