Meditação para o Dia 09 de Abril

São Pedro e os companheiros passaram toda a noite a pescar, mas as redes se conservaram vazias. Nenhum peixe! Veio a manhã. Apareceu um Personagem Desconhecido e lhes pergunta se haviam pescado alguma coisa. “Não”, respondem secamente e desconfiados. Então lhes diz o Personagem Misterioso:

“Lançai a rede à direita”

E que pesca maravilhosa! Nosso Senhor ainda faz assim conosco. Deixa-nos a lutar uma noite toda, de meses e anos, com tantas misérias, tantos defeitos a corrigir, tantos pecados. Em vão lançamos, à direita e à esquerda, a rede de nossos esforços… Nada! Nenhum peixe! Só depois é que Jesus aparece e ordena que lancemos mais uma vez a rede de um ato de confiança. E… Que pesca maravilhosa! Em poucos dias ganhamos mais do que em longos anos. Nunca nos desalentem as nossas misérias. Dum momento para outro Nosso Senhor retira os obstáculos, enche-nos de coragem e nos santifica, recompensando assim nossos esforços. Mas é preciso que, como São Pedro, não desanimemos e passemos a noite toda das provações a lançar a rede da boa vontade e dos esforços. Logo pela manhã virá Jesus, e a pesca será maravilhosa.

Santa Teresa conta que lutou durante longos anos para se corrigir dum defeito e que, num dia apenas, por uma graça infusa, viu-se livre dele. Desejemos a Santidade e façamos esforços para alcançá-la. Um dia seremos santos. Depende isso de nós, de nossa confiança e amor, e sobretudo de nossos esforços, da luta.

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 112)