Meditação para o Dia 02 de Fevereiro

A uma jovem que ia deixar o mundo para receber, num convento, o hábito religioso, disse Santa Catarina de Gênova:

“Que a eternidade esteja em vosso espírito, o mundo sob vossos pés, a Vontade de Deus em todas as vossas ações e que o Amor Divino brilhe em vosso coração!”

A meditação destas palavras não será para nós grande incentivo, poderoso estímulo no sofrimento e tribulações da vida? Quem pensa na eternidade não vive de ilusões e compreende o que Bossuet chamava a pavorosa seriedade da vida humana.

Quem tem, no espírito, a eternidade, sabe desprezar o que é caduco e efêmero. Sob nossos pés esteja o mundo. A iconografia representa São Francisco de Assis pisando o mundo e abraçado a Jesus Cristo na cruz. Façamos também assim. Esteja o mundo sob nossos pés, para que possamos sentir a doçura, a unção Divina das ternuras do abraço de Nosso Senhor na cruz. Não fomos criados senão para isto: fazer a Vontade de Deus. A ela obedeçamos, pois, em todas as ações de nossa vida.

“Ó Vontade de meu Deus, toda santa, toda amável, dizia Santo Afonso, quero abraçar-vos!”

Caros leitores, só com a prática desse desejo é que seremos felizes e teremos segura a salvação. Seja ela o nosso programa de vida!

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 43)