Skip to content Skip to footer

Auxílio dos Cristãos

Meditação para o Dia 24 de Maio

Em nossa fraqueza, na miséria desta vida, precisamos de poderoso auxílio para as lutas pela salvação eterna. O título confortador de “Auxílio dos Cristãos” nos enche de confiança. Na batalha de Lepanto, enquanto as hostes cristãs davam combate aos inimigos da cruz, Pio V suscita a Cristandade a orar e entregar a Nossa Senhora a causa da Igreja e da civilização. E a vitória foi brilhante. Mais duros são os combates de nossa alma, vítima dos assaltos de mil tentações, reveses e dores cruéis. “A nossa vida é um combate”, gemia o profeta Jó. E que combate difícil, renhido, sem tréguas! Há dias em que o desânimo parece invadir-nos! Coragem, alma cristã, Maria é nosso doce e poderoso Auxílio. Quando o soldado entrou na luta, recuar é covardia, tremer é arriscar-se mais ainda. Avante! No combate pela salvação de nossa alma, podemos ter a certeza da vitória, porque só se perde quem quer, só morre na luta quem não empregou as armas de segurança e eficácia que lhe estavam às mãos. Quem tem Maria Santíssima por Auxílio no combate, pode perecer? Não! Confiança, confiança! Maria nos salvará! Todo o inferno, todo o furor de nossas loucas paixões, todos os inimigos de nossa pobre alma, nada poderão contra nós, se nos abrigarmos sob o cetro de Maria Auxiliadora!

Voltar para o Índice do Breviário da Confiança

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 159)